Honda CRF1100L Africa Twin ficará mais potente para se igualar aos rivais da mesma categoria no mercado global
Divulgação
Honda CRF1100L Africa Twin ficará mais potente para se igualar aos rivais da mesma categoria no mercado global

Segundo a revista americana especializada em motocicletas Cycle World , a Honda está desenvolvendo uma nova versão da lendária Africa Twin , com motor de injeção direta e supercharger. A novidade foi arquivada no registro de patentes da marca no Japão.

O sistema supercharger , que utiliza um compressor de ar usado para forçar a entrada de ar nos cilindros, foi montado para encaixar perfeitamente no chassi da Africa Twin. O projeto deverá resultar em uma motocicleta aventureira com mais de 100 cv de potência. 

Apesar do sucesso da Africa Twin ao longo dos anos, o modelo é menos potente do que as principais rivais, como a BMW R 1250 GS e a Ducati Multistrada 1260 , que podem entregar 134 e 158 cv, respectivamente. Aguardada para 2021, a nova Multistrada V4 irá “subir o sarrafo” na categoria mais uma vez, desenvolvendo algo em torno de 170 cv de potência.

O registro de patente não indica necessariamente que a motocicleta será produzida, mas mostra que a Honda está focada em deixar a Africa Twin à altura das rivais. Segundo a Cycle World, a marca japonesa já deve ter um protótipo rodando em testes.

Patente Africa Twin com o motor sobrealimentado que poderá ser adotado pela marca japonesa
Reprodução
Patente Africa Twin com o motor sobrealimentado que poderá ser adotado pela marca japonesa

Não é a primeira vez que a Honda trabalha com motor com injeção direta de combustível combinada com  sobrealimentação. Pelos desnhos das patentes registradas pela marca japonesa é possível identificar eixos que acionam uma bomba de alta pressão para injetar combustível nas válvulas de admissão de cada cilindro em um ângulo que favorece ao máximo a otimização.

Mas ainda há dúvidas sobre o lançamento. Como todas as rivais estão se modernizando e ficando ainda mais potentes, a nova Africa Twin com sistema supercharged poderá chegar às lojas em breve. Afinal, a Honda não quer ficar de fora da nova categoria. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!