Tecnologia de equilíbrio da moto calcula a sua inclinação e a conduz ao centro novamente
Divulgação
Tecnologia de equilíbrio da moto calcula a sua inclinação e a conduz ao centro novamente

A empresa ucraniana Intellias apresenta no CES uma moto com sua tecnologia de equilíbrio automático. De acordo com a empresa, o desenvolvimento visa “permitir o controle autônomo do veículo em baixa velocidade”.

O sistema utiliza sensores que acompanham os movimentos da moto . Segundo a própria descrição da Intellias , “o sistema automático monitora o ângulo de desvio do eixo vertical e a razão de descida, e ajusta a posição da motocicleta, movendo o guidão na direção certa para estabilizar”.

A empresa também prevê que a tecnologia auxilie novos condutores, que ainda têm dificuldade de se equilibrar enquanto trafegam em baixas velocidades. Essa é uma realidade comum em trânsitos urbanos. Isso sem falar nos motociclistas PCD, que eventualmente se fadigam com facilidade.

Há quem diga que o motociclista monta na moto para curtir a pilotagem , e que esse sistema comprometeria a experiência ao pilotar . Mas vai que, quando começarmos a ver a tecnologia nas ruas, o sistema pode ser regulado ou até mesmo desligado (tal como outros controles já presentes nas motocicletas).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!