Chevrolet Camaro 2014 ganha novo visual

Esportivo mais famoso da GM resgatou versão Z/28, a mais famosa do modelo original

Ricardo Meier | 27/3/2013 16:32

Foto: Divulgação Veja galeria em tamanho maior

Chevrolet Camaro 2014

A 5ª geração do Camaro levou três anos para chegar ao mercado, mas a primeira reestilização veio logo – apenas quatro anos depois do lançamento no Salão de Nova York, que começou nesta quarta-feira. E não por necessidade de mercado, afinal o esportivo continua a ser um dos carros mais vendidos e comentados da fabricante norte-americana.

Mas a mudança é bem-vinda. Os designers da GM refinaram seu já bem resolvido projeto com nova frente e traseira que tornaram o Camaro “mais largo e baixo” apenas na percepção já que as medidas são as mesmas.

O truque foi tornar a grade frontal e os faróis mais estreitos, destacar os para-choques e alargar as lanternas. O resultado ficou muito bom: o Camaro ganhou músculos e não perdeu a identidade.

De volta de 1967

Para marcar a mudança, a GM decidiu ressuscitar a versão Z/28, a das fotos com o carro branco. Ela foi criada em 1967 para que o Camaro corresse na classe Trans Am 2 do Sports Cars Club of America, uma competição famosa na época.

A diferença é que o novo Z/28 nasceu apenas para as ruas e será uma versão intermediária entre o Camaro SS 1LE e o ZL1, o mais potente da gama. Para isso ele usa um motor V8 com 7 litros e potência “acima de 500 cv e com mais de 64 kgfm de torque”, diz o comunicado da empresa.

Não é só. A montadora americana dedicou especial atenção a esse Camaro para torná-lo mais eficiente. O chassi, por exemplo, foi recalibrado para permitir que ele faça curvas mais grudado no chão. Os freios, da famosa marca Brembo, também são melhores para tornar a frenagem mais uniforme. Para completar, o Z/28 pesa 136 kg a menos que o ZL1, o que ajuda a melhorar sua performance.

Até mesmo uma espetadinha na concorrência a GM se permitiu. Al Oppenheiser, chefe de projeto do novo Camaro explicou porque a marca decidiu manter os 4 lugares no Z/28: “ao contrário do Ford Mustang Boss 302, nós achamos importante manter a configuração 2+2 no Z/28 afinal a Chevrolet já tem um esportivo de dois lugares de fama mundial, o Corvette”.

Pena que o novo Camaro demore a aparecer por aqui. É o que se deduz já que os clientes norte-americanos vão poder comprá-lo apenas no final de 2013. Com isso, a GM brasileira só deve importá-lo em meados de 2014. Mas já é uma esperança.

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - junho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 14.080
Volkswagen Gol 13.167
Chevrolet Onix 10.993
Ford Fiesta 10.701
Fiat Strada 10.561
Hyundai HB20 9.528
Fiat Siena 8.544
Fiat Uno 7.580
Chevrolet Prisma 7.219
10º Volkswagen Voyage 6.953
Veja ranking completo