Chevrolet Camaro 2014 ganha novo visual

Esportivo mais famoso da GM resgatou versão Z/28, a mais famosa do modelo original

Ricardo Meier | 27/3/2013 16:32

Foto: Divulgação Veja galeria em tamanho maior

Chevrolet Camaro 2014

A 5ª geração do Camaro levou três anos para chegar ao mercado, mas a primeira reestilização veio logo – apenas quatro anos depois do lançamento no Salão de Nova York, que começou nesta quarta-feira. E não por necessidade de mercado, afinal o esportivo continua a ser um dos carros mais vendidos e comentados da fabricante norte-americana.

Mas a mudança é bem-vinda. Os designers da GM refinaram seu já bem resolvido projeto com nova frente e traseira que tornaram o Camaro “mais largo e baixo” apenas na percepção já que as medidas são as mesmas.

O truque foi tornar a grade frontal e os faróis mais estreitos, destacar os para-choques e alargar as lanternas. O resultado ficou muito bom: o Camaro ganhou músculos e não perdeu a identidade.

De volta de 1967

Para marcar a mudança, a GM decidiu ressuscitar a versão Z/28, a das fotos com o carro branco. Ela foi criada em 1967 para que o Camaro corresse na classe Trans Am 2 do Sports Cars Club of America, uma competição famosa na época.

A diferença é que o novo Z/28 nasceu apenas para as ruas e será uma versão intermediária entre o Camaro SS 1LE e o ZL1, o mais potente da gama. Para isso ele usa um motor V8 com 7 litros e potência “acima de 500 cv e com mais de 64 kgfm de torque”, diz o comunicado da empresa.

Não é só. A montadora americana dedicou especial atenção a esse Camaro para torná-lo mais eficiente. O chassi, por exemplo, foi recalibrado para permitir que ele faça curvas mais grudado no chão. Os freios, da famosa marca Brembo, também são melhores para tornar a frenagem mais uniforme. Para completar, o Z/28 pesa 136 kg a menos que o ZL1, o que ajuda a melhorar sua performance.

Até mesmo uma espetadinha na concorrência a GM se permitiu. Al Oppenheiser, chefe de projeto do novo Camaro explicou porque a marca decidiu manter os 4 lugares no Z/28: “ao contrário do Ford Mustang Boss 302, nós achamos importante manter a configuração 2+2 no Z/28 afinal a Chevrolet já tem um esportivo de dois lugares de fama mundial, o Corvette”.

Pena que o novo Camaro demore a aparecer por aqui. É o que se deduz já que os clientes norte-americanos vão poder comprá-lo apenas no final de 2013. Com isso, a GM brasileira só deve importá-lo em meados de 2014. Mas já é uma esperança.

Leia tudo sobre: ChevroletCamaro2014esportivoZ/28Salão de Nova York

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - dezembro de 2014

Pos. Modelo Vendas
Volkswagen Gol 24.150
Fiat Palio 22.958
Chevrolet Onix 17.951
Fiat Strada 13.343
Hyundai HB20 12.921
Renault Sandero 12.911
Ford Ka 12.720
Fiat Uno 10.269
Chevrolet Prisma 9.549
10º Volkswagen Saveiro 9.449
Veja ranking completo