Conheça o novo Volkswagen Santana

Clássico sedã da marca retorna em 2013 para brigar com Cobalt, Versa e Logan

Thiago Vinholes | 13/8/2012 11:01

Foto: Reprodução/Autocar Veja galeria em tamanho maior

Novo Santana retorna em 2013

Os planos da Volkswagen de lançar um novo sedã popular estão mais adiantados do que se pensava. A revista inglesa Autocar participou de um teste de validação do carro que possivelmente seja a tão falada nova geração do Santana, que será a resposta alemã à onda de sedãs populares que vêm ganhando cada vez mais adeptos, como Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan.

O carro é mais um projeto global do Grupo VW, que o está criando para atuar em mercados da Europa, Ásia e América do Sul, o que exigirá produzi-lo em diferentes países.

Mas a grande motivação da Volks em criar um “novo Santana” está longe do Brasil. A geração passada do Santana, que esteve no mercado brasileiro entre 1984 e 2006, é o automóvel mais vendido da China, que consome mais de 1.200 unidades por dia. Acontece que, mesmo para os padrões chineses, a versão atual do sedã, semelhante às últimas séries do modelo que foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP), enfim ficou antiquada. Por isso a necessidade de substituí-lo.

*O iG Carros inseriu o logotipo da Volkswagen nos carros para criar uma maior noção de realidade.

No Brasil, o novo Santana (o nome ainda não está confirmado) deve pintar em meados de 2013. A divisão brasileira da VW já conseguiu até um empréstimo de R$ 342 milhões junto ao BNDES para desenvolver as versões nacionais do compacto up! e um novo “sedã médio”, como adiantou na época do comunicado.

Segundo a publicação britânica, o sedã que a VW prepara é montado sobre a plataforma PQ25, a mesma usada no Polo Sedan nacional, mas com uma carroceria totalmente nova. Já os motores esperados no modelo chinês, ainda de acordo com a fonte, são o 1.4 16V de 89 cv e o 1.6 16V de 110 cv, com opções de câmbio manual ou automático – para o modelo brasileiro é esperado uma configuração parecida.

E o lançamento do carro está próximo. Conforme aponta a imprensa internacional, o modelo é esperado para o Salão de Guanzhou, na China, em novembro, com direito a uma “dupla” estreia: o novo Santana será comercializado pelas joint-ventures Shanghai VW e FAW-VW, cada uma com um modelo particular. Na Europa, onde o modelo deve estrear em 2013, o carro será oferecido com as bandeiras Skoda e Seat.

Leia tudo sobre: VolkswagenVWSantanasedã médioSalão de GuanzhouShanghai VWFAW-VW

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - maio de 2015

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 10.469
Hyundai HB20 8.848
Ford Ka 8.348
Chevrolet Onix 8.212
Volkswagen Gol 7.988
Fiat Strada 7.354
Fiat Uno 6.860
Renault Sandero 6.621
Volkswagen Fox 5.795
10º Toyota Corolla 5.769
Veja ranking completo