Conheça o VW up!, que chega em 2014

Fabricante volta a aposta na fórmula do carro de baixo custo para se tornar a maior do mundo

Thiago Vinholes | 11/10/2011 14:50:00

Foto: divulgação Veja galeria em tamanho maior

Volkswagen up!

O sucesso do Fusca, que foi produzido durante mais de 50 anos, foi baseado em três pilares: era um automóvel barato, foi produzido em massa nos quatro cantos do mundo e sempre manteve um enorme apelo popular – por isso o nome da marca ser Volkswagen, “carro do povo” em alemão. Na geração seguinte, o “besouro”, então chamado “New Beetle”, porém, partiu para outro caminho, se tornando um carro para um público mais abastado.
 
Acontece que a Volks tem metas a cumprir para atingir o objetivo principal de seu plano para 2018, que é alcançar a liderança do mercado global de automóveis com um volume anual de 10 milhões de unidades. Para conseguir isso a marca voltou seus olhos ao passado e trouxe de volta os princípios do Fusca, mas adaptados a realidade contemporânea. O resultado é o up!.

E você não leu errado. O nome do carro é assim mesmo, up!. Tudo em letras minúsculas e com ponto de exclamação no final. É com uma boa ajuda deste carro que a VW quer alcançar o topo do mercado. A estreia comercial do modelo está marcada para janeiro de 2012, mas a principio somente na Europa, onde custará por volta de € 9.000 (cerca de R$ 21.500), no pacote básico e com apenas duas portas – o quatro portas ainda não foi apresentado.

 

Volkswagen up!
Divulgação

A tampa do porta-malas do up! pode vir pintada em outra cor, constrastando com a carroceria

A Volkswagen do Brasil ainda esconde o jogo sobre a chegada do up!, que deve ser lançado no país já com produção nacional até 2014 e custando menos de R$ 28.000, faixa onde brigam atualmente Fiat Uno, Chevrolet Celta e o VW Gol G4. Este último, por sua vez, deverá enfim ser aposentado com a chegada do novo compacto “do povo”.
 
Conhecendo o up!
 
O up! é daqueles carros com visual simpático, como é por exemplo o novo Uno e o Kia Picanto. Entretanto, o modelo da VW tem uma postura mais, digamos, alemã. Nada de formas exageradas ou faróis ocupando boa parte da porção frontal. O novo carrinho tem desenho limpo e sóbrio, ficando a ousadia para a traseira, cuja cor da tampa do porta-malas difere do tom aplicado a carroceria, e os para-choques com molduras vazadas.
 
O desenho do novo Volks é assinado pelo italiano Walter de’Silva, o manda-chuva no que diz respeito ao design de todos os novos carros de todas as marcas do Grupo VW, que inclui nomes como Lamborghini, Bentley, Seat e até Scania, que faz caminhões.
 
O contato do iG Carros com o up! se deu no Salão de Frankfurt deste ano, onde pudemos entrar no carro e conhecer alguns de seus detalhes de perto. A cabine tem espaço definido para quatro ocupantes – o nosso pode ter 5 lugares – e o acabamento, embora não use o melhor material do mundo, é honesto e de bom gosto. O novo Uno segue essa mesma linha.
 
No painel o plástico usado em certas partes é do tipo laqueado, técnica de acabamento que deixa a peça mais lisa e reluzente, o que transmite luxo. Esse mesmo material também está nas portas, volante e no pomo do câmbio. Outra curiosidade é a posição dos comandos de ar-condicionado, que fica acima dos controles de áudio – o mais comum é o contrário.
 
A instrumentação, no entanto, é minimalista, priorizando o velocímetro, ao passo que o conta-giros é um pequeno relógio, do mesmo tamanho do indicador de combustível. A parte central ainda reserva espaço para o display do computador de bordo. Já a direção, com assistência elétrica, é destacada pela base reta, como em alguns carros da Audi

Volkswagen up!
Divulgação

O painel do up! é simples, mas os materiais usados no acabamento são de boa qualidade

Por ser muito pequeno – up! mede 3,54 metros de comprimento e 1,64 m de largura – quem paga o pato é o porta-malas. A capacidade do compartimento no novo Volks é de apenas 251 litros (com os bancos rebatidos sobe para 951 l). Esse é um ponto que deverá ser melhorado na versão do carro destinada ao país. Uma solução seria passar o estepe do interior do bagageiro para a parte inferior do veículo. A montadora, porém, ainda não confirma.

O coração do up!

Um carro pequeno não precisa de um motor que esbanje potência, mas sim algo que seja eficiente. O up! estreia o novo motor 1.0 de apenas três cilindros da Volkswagen, que já é anunciado em opções com 60 cv ou 75 cv – a transmissão por enquanto é apenas manual.

Abastecido com gasolina, a VW afirma que o compacto pode percorrer em média 23,8 km por litro de combustível, colocando o up! como um dos carros mais econômicos não só da Europa, mas também do mundo. No Brasil, como apurou o iG Carros, o modelo deve adotar esse mesmo motor, porém flex. A capacidade bicombustível, como acontece na maioria dos carros, pode entregar mais potência ao veículo, mas o consumo (até de gasolina) aumenta.

Leia tudo sobre: up!VolkswagenVWcompactoSalão de FrankfurtWalter de’Silva

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - agosto de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 14.305
Volkswagen Gol 14.198
Fiat Strada 12.849
Fiat Uno 10.922
Chevrolet Onix 10.285
Hyundai HB20 9.074
Ford Fiesta 8.505
Fiat Siena 8.469
Volkswagen Fox 7.480
10º Renault Sandero 7.278
Veja ranking completo