Etios Cross é o primeiro carro aventureiro da Toyota

Lançamento vem com visual esportivo e mais equipamentos de série por R$ 45.690, mas modelo já causa polêmica

Thiago Vinholes | 6/11/2013 09:39

Toyota Etios Cross 2014

Maior fabricante de automóveis do mundo na atualidade, a Toyota enfim se rendeu a moda dos carros com visual “aventureiro”. A divisão nacional da marca apresentou nessa terça-feira (6), em São Paulo (SP), o Etios Cross, que é baseado na versão hatch XLS 1.5 16V.

Disponível por R$ 45.690, o modelo ganha apetrechos estéticos que o deixam com um aspecto mais “robusto”. Esses itens são a grade frontal avançada, molduras de caixas de rodas, proteções plásticas nas portas, um defletor traseiro, rodas aro 14” pintadas de preto, rack de teto, entre outros.

O resultado, no entanto, ficou "pesado" e não conseguiu disfarçar o já criticado visual pouco inspirado do Etios. E, pela repercussão do modelo nas redes sociais, a Toyota terá outra polêmica pela frente - as críticas tinham sido ferozes quando a primeira imagem do Cross Etios vazou na internet e agora não tem sido diferente (confira algumas em nossa página no Facebook)

O interior também não traz nenhum item exclusivo e a configuração da cabine tem os novos itens de acabamento da linha 2014 do Etios, como o painel com acabamento “Total Black”, um plástico mais reluzente, e os bancos com novo tecido. A única exceção é o nome “Etios Cross” bordado nos assentos dianteiros.

Avaliação: Toyota RAV4 volta a entrar na moda

A lista de equipamentos do Etios Cross contempla faróis de neblina, travas e vidros elétricos, rádio com entrada USB, ar condicionado, volante com comandos de áudio, freios ABS, airbag duplo frontal, direção elétrica e repetidores de seta nos retrovisores. Já a motorização é composta pelo motor 1.5 16V de 96,5 cv e câmbio manual de cinco marchas.

O modelo, fabricado em Sorocaba (SP), é oferecido nas cores branco, preto, cinza, azul, prata, vermelho e amarelo. Segundo a fabricante, a expectativa de vendas do novo produto gira em torno de 300 unidades por mês. O carro chega às lojas no próximo dia 18 de novembro.

Recepção fria

Prometido há anos pela Toyota, o Etios foi o primeiro modelo compacto da marca a chegar ao Brasil, mas atrasou e, com isso, acabou chegando ao mercado num momento em que outros concorrentes mais atraentes estrearam, como o HB20 e o Onix. As vendas demoraram a embalar e hoje estão num patamar bem inferior aos rivais.

Com apenas 300 carros por mês, o Etios Cross deve servir mais como um chamariz para vender as outras versões do modelo, estratégia comum feita por quase todas as montadoras. O fato de chamar a atenção nas ruas já colocará o veículo no radar dos consumidores. Mas não deixa de ser uma tacada arriscada. É o que descobriremos nos próximos meses.

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - julho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.989
Volkswagen Gol 14.347
Chevrolet Onix 14.015
Fiat Strada 12.585
Hyundai HB20 10.857
Ford Fiesta 10.591
Fiat Uno 9.613
Fiat Siena 8.949
Chevrolet Prisma 8.498
10º Volkswagen Saveiro 7.296
Veja ranking completo