Ford começa 2012 com o novo EcoSport

Montadora antecipa a versão conceitual da segunda geração de seu crossover

Thiago Vinholes/Ricardo Meier, de Brasília (DF) | 4/1/2012 09:10

Ford EcoSport Concept

O novo EcoSport é o abre-alas da Ford  em 2012. A montadora  norte-americana revelou nesta quarta-feira (4) as primeiras imagens e informações sobre a segunda geração do crossover popular que chega para ser mais um dos carros globais da marca, como o Fiesta.

Ainda na fase conceitual, o modelo vem sendo desenvolvido principalmente pelo departamento de engenharia da Ford no Brasil. Apesar da participação brasileira no projeto, o primeiro palco de estreia do novo veículo será no Salão de Nova Déli, na Índia, que inicia suas atividades também nesta quarta.

Na série repaginada, o EcoSport cresceu em tamanho e requinte, além de receber novas tecnologias. O conceito é proposto com o avançado motor 1.0 EcoBoost de 120 cv, que possui bloco com apenas três cilindros, turbocompressor e sistema de injeção direta de combustível. Este propulsor, entretanto, não deve chegar de imediato ao novo Eco brasileiro, que é cotado para utilizar o motor 1.6 flex da família Sigma, o mesmo usado no Focus e New Fiesta. A divisão brasileira da marca, porém, ainda não confirma a informação.

Ford EcoSport Concept
Ford

A estreia da versão final do novo EcoSport é aguardada para o Salão de São Paulo, em outubro de 2012

O conceito ainda possui transmissão manual de 5 marchas e sistema de ar-condicionado com bomba de fluxo variável, que diminui o esforço do motor destinado ao equipamento e ajuda a reduzir o consumo de combustível. A marca, no entanto, ainda não fala sobre a performance de seu novo produto, que deve ser apresentado na versão definitiva em outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Veja também: álbum de fotos com os detalhes do novo EcoSport

Transformado em carro mundial, o EcoSport, de acordo com a Ford, será produzido no Tailândia, Índia e Brasil e sua comercialização será distribuída para mais de 100 países. O início das vendas do modelo final é previsto somente para os últimos meses de 2012, mas o Brasil está garantindo como primeiro mercado a recebê-lo, disse ao iG Carros Matt OLeary, chefe da divisão de produtos da Ford em Camaçari.

Ford EcoSport Concept
Ford

O novo EcoSport cresceu em tamanho e requinte, além de receber um pacote tecnologico mais avançado

Fim da linha

Lançado em 2003, o EcoSport foi o primeiro veículo nacional com características de SUV oferecido a um preço razoavelmente acessível. Segundo a montadora, desde o seu lançamento até o fechamento de 2011, cerca de 750.000 unidades do veículo já saíram de sua fábrica em Camaçari (BA), que deve seguir produzindo o modelo atual até meados do segundo semestre.

Leia tudo sobre: Fordnovo EcoSportEcoSportSalão de Nova DéliEcoBoostSigma