Ford GT bate recorde de carro mais rápido do mundo

Superesportivo já aposentado entrou para o Guinness, o livro dos recordes, ao atingir 453 km/h

Karina Simões | 7/1/2013 13:05

Foto: Divulgação Veja galeria em tamanho maior

Ford GT preparado chegou a 453 km/h, desbancando o Bugatti Veyorn

Um Ford GT de 1.723 cv preparado pela Performance Power Racing foi certificado como o carro de rua mais rápido do mundo. O modelo chegou à velocidade de 453 km/h em um percurso de 1,6 km e entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book, desbancando o Bugatti Veyron Super Sport, que havia atingido cerca de 431 km/h em 2010 na pista de Ehra-Lession, na Alemanha.

Um dos avanços que permitiram ao Ford GT alcançar esse resultado foi o uso de uma nova liga de alumínio chamada Pandalloy, capaz de suportar altíssimas temperaturas. O material foi produzido com base em tecnologia aeroespacial e desenvolvido especialmente para o Ford GT conquistar o recorde mundial. Com o resultado, a Performance Power provou que a tecnologia aeroespacial pode ser efetivamente usada em veículos para aumentar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2.

 “Nós quebrarmos recordes para provar que esses sistemas e projetos realmente têm uma função e podem ser aplicados em veículos de todos os tipos", diz Johnny Bohmer, dono da Performance Performance Power Racing.O Ford GT é um superesportivo da Ford, criado para homenagear o clássico GT40, que ficou famoso por vencer as 24 Horas de Le Mans em 1966. Ele foi produzido entre 2005 e 2006 e teve apenas 4 mil unidades comercializadas.

 A avaliação aconteceu no Complexo Espacial da NASA, nos Estados Unidos, e pode ser vista neste vídeo:

Leia tudo sobre: FordFord GTGuinnessrecorde de velocidadePerformance Power Racing