Conheça o novo Golf, que chega em 2013

Sétima geração do principal carro da Volkswagen será lançado no Salão de Paris

Sueli Osório | 4/9/2012 14:30

Volkswagen Golf VII

Talvez o carro mais aguardado de 2012, a sétima geração do Volkswagen Golf enfim deu o ar de sua graça. Com apresentação programada para a noite desta terça-feira (4) em evento fechado na Alemanha, o modelo acabou aparecendo em imagens vazadas na internet antes do horário previsto. Já seu lançamento está confirmado para o Salão de Paris, que recebe o público entre 29 de setembro e 14 de outubro.

O Golf VII, comparado à linha atual à venda na Europa, cresceu em tamanho, mas ainda assim ficou 100 kg mais leve graças ao uso de materiais mais avançados em sua construção.

O design do carro, como se vê nas imagens, é pautado pela sofisticação e pela riqueza de detalhes sutis, como o friso cromado que começa nas laterais da carroceria, corta os faróis e continua pela grade frontal. Também chamam atenção as entradas de ar divididas na parte inferior do para-choque dianteiro e o desenho do conjunto óptico frontal, que abandonou as linhas arredondas e assumiu formato retangular, justamente um dos principais pontos da identidade visual mundial da montadora – até o Gol 2013 nacional possui essa característica.

A mesma tendência de linhas retas também aparece na traseira do novo Golf, principalmente no design das lanternas. No mais, o desenho do carro ainda muda bastante ao receber formas abauladas nas laterais, que dão ao veículo um aspecto mais volumoso.

Há mais alterações no interior, que foi totalmente reformulado. Além da mudança no desenho, que inclui painel central voltado para o lado do motorista, o que deve facilitar o manuseio, o Golf 2013 também conta com materiais de acabamento mais refinados e volante multifuncional de base reta com visual inédito. Destaque ainda para o freio de estacionamento de acionamento eletrônico e para o novo sistema multimídia com monitor de LCD.

Montado sobre a plataforma do novo Audi A3, o Golf VII, conforme dados já divulgados pela VW, mede 4,26 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,42 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Exceto pela altura, todas as demais dimensões da nova geração do modelo estreante superam às do Golf VI. O porta-malas, por sua vez, comporta 380 litros.

A Volks, entretanto, ainda não divulgou informações sobre a parte mecânica e desempenho do Golf 2013. Todavia, a imprensa europeia já faz suas apostas. Os motores cotados para impulsionar o lançamento são o premiado bloco 1.4 TSI de 140 cv e o 2.0 TDI (turbodiesel) de 150 cv. Também é esperada uma versão ecológica BlueMotion, com motor 1.6 e consumo médio de 30 km/l, e a série esportiva GTI, possivelmente com motor 2.0 turbo de 225 cv.

E no Brasil?

Enquanto a Volkswagen se prepara para lançar a sétima geração do Golf na Europa, o modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR) se encontra três gerações atrasado – o carro chegou ao Brasil em 1998 e em 2007 foi apenas reestilizado. No entanto, desta vez a chance de o hatchback médio finalmente mudar no mercado nacional é grande.

O novo Golf também é cotado para ser fabricado na planta da VW no México já em 2013 para abastecer o mercado dos Estados Unidos. É aí que o Brasil pode pegar uma “carona”, aproveitando o acordo comercial que possui com o país da América do Norte para o comércio de automóveis isentos de imposto de importação. Com isso, o carro pode chegar ao mercado nacional em meados do próximo ano. A divisão brasileira da VW, porém, ainda não confirma a importação.

Leia tudo sobre: VolkswagenGolfGolf VIISétima geraçãoNovo GolfHatchHatchback

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - julho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.989
Volkswagen Gol 14.347
Chevrolet Onix 14.015
Fiat Strada 12.585
Hyundai HB20 10.857
Ford Fiesta 10.591
Fiat Uno 9.613
Fiat Siena 8.949
Chevrolet Prisma 8.498
10º Volkswagen Saveiro 7.296
Veja ranking completo