Hyundai HB20 estreia na próxima semana

Compacto será oferecido em três versões com motor 1.0 e 1.6 e câmbio manual ou automático

Thiago Vinholes | 7/9/2012 12:01

Hyundai HB20

Na próxima quarta-feira (12) o consumidor brasileiro vai conhecer um automóvel que pode ser o divisor de águas na categoria dos compactos nacionais. Senhoras e senhores, abram alas para o Hyundai HB20, o primeiro projeto da montadora sul-coreana exclusivo para o Brasil. Mas por que ele é tão especial?

Para a sorte dos brasileiros, os coreanos adoram uma política agressiva de preços e qualidade de produto. Não é à toa que os carros da Hyundai e Kia Motors são competitivos no mercado nacional mesmo sendo importados dos confins da Ásia e com preços recheados de taxas, impostos e alíquotas a perder de vista. Imagine então o que pode acontecer com um veículo dessa turma de olhos puxados de cunho popular e produzido em território nacional?

O HB20 foi criado para o “povão” e será produzido na nova fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP). Na sua mira estão os tradicionais modelos do segmento, encabeçado há mais de 25 anos pelo Volkswagen Gol. Outros alvos são Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Agile, Peugeot 207, Renault Sandero e até o Toyota Etios, que ainda nem foi lançado, mas já é visto com desconfiança devido à faixa exorbitante de preço na qual a marca japonesa o inseriu.

Sendo assim, o sucesso do carro popular da Hyundai depende apenas de uma boa faixa de valores, pois qualidade ele tem. Em julho a marca apresentou o HB20 todo disfarçado à imprensa especializada – o iG também participou do evento – e as críticas foram positivas no que diz respeito ao desempenho, design, acabamento interno e conteúdo das versões.

O HB20 será oferecido em três opções de motorização. A versão de entrada trará o motor 1.0 com apenas três cilindros (é o mesmo motor do Kia Picanto) ligado a uma caixa manual de cinco marchas e, em seguida, vêm os modelos com propulsor 1.6, em versões com transmissão mecânica de cinco marchas ou automática sequencial de quatro velocidades.

A Hyundai também promete ser generosa com a lista de equipamentos para o carro. O HB20 avaliado pelo iG em julho continha itens como direção com regulagem de altura e profundidade, vidros elétricos, computador de bordo, ar-condicionado, sensores de estacionamento e crepuscular, além de freios ABS e airbags frontais. Porém, não se sabe ainda se todo esse aparato será oferecido de série já no modelo de entrada ou distribuído em diferentes versões de acabamento. A marca, claro, ainda esconde o jogo.

Os coreanos também escondem o jogo quando o assunto é o preço, mas Chang Kyun Han, presidente da Hyundai no Brasil, revelou durante a pré-apresentação do HB20 que seu valor deve ser compatível com o do Gol. Se a expectativa for confirmada, o modelo deve estrear com valores começando na casa dos R$ 28 mil, na versão de entrada, e podendo chegar a R$ 36 mil no modelo topo de linha. São valores que cabem no bolso da classe média brasileira. Quer um?

Leia tudo sobre: compactoHyundaiHB20

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - novembro de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.399
Chevrolet Onix 14.484
Volkswagen Gol 12.024
Fiat Strada 11.435
Ford Ka 10.748
Hyundai HB20 10.688
Fiat Uno 10.473
Volkswagen Saveiro 8.643
Renault Sandero 8.309
10º Chevrolet Prisma 7.657
Veja ranking completo