Hyundai lança novo caminhão urbano

Modelo HD78 será produzido no Brasil e ampliará presença da marca coreana no segmento de veículos de transporte leve

Ricardo Meier | 21/3/2011 17:07:00

Foto: Divulgação Veja galeria em tamanho maior

Hyundai HD78

Com os holofotes voltados quase que exclusivamente para seus veículos de luxo, a Hyundai quase não fala do segmento comercial, onde atuou no passado com a van H100 e que agora é suprido com o caminhão pequeno HR, montado na unidade de Anápolis, em Goiás.

Mas essa situação mudará em breve. A montadora anunciou nesta segunda-feira o lançamento do caminhão leve HD78, maior que o HR e que disputará o concorrido segmento de VUC, os “Veículos Urbanos de Carga”, que não têm restrição de circulação nas grandes cidades.

Tal qual o HR, também o HD78 será montado no Brasil a partir de abril a uma razão inicial de 100 unidades por mês mas que deve chegar a mil unidades em 2012. Versátil, o HD78 é preparado para atender vários setores da economia, da construção civil aos frigoríficos.

O motor do caminhão é fornecido pela FPT Powertrain, divisão da Fiat que produz o propulsor a diesel S30, com 155 cv de potência e 40 kgfm de torque.

De olho nos pesados

A chegada do HD78 abre uma nova frente nos investimentos da Hyundai no Brasil. Além dos automóveis, cujo principal foco é o modelo compacto HB, que será lançado no país no final de 2012 e produzido numa inédita fábrica em Piracicaba, interior de SP, a montadora sul-coreana planeja ampliar a atuação no transporte rodoviário.

Segundo o vice-presidente do grupo CAOA Hyundai, Annuar Ali, “nossa meta é atuar em segmentos mais pesados” – a montadora tem uma extensa linha de produtos de grande porte. Questionado sobre o mercado de ônibus, onde a Hyundai também possui modelos considerados modernos, Ali foi enfático “o problema é que o consumidor não tem voz ativa nesse caso, apenas prefeitos e donos de viações e esses não procuram produtos bons”.

Segundo o presidente do grupo CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, “a fábrica de Anápolis deve chegar a uma produção mensal de 7 mil unidades em 2012, sendo 2,4 mil Tucson, 2 mil ix35 e o restante de caminhões leves”.

Leia tudo sobre: HyundaiHD78caminhãoleveAnápolisCAOA