Spin é a minivan duas em uma da Chevrolet

Modelo assumirá lugar da Meriva com versões de 5 e 7 lugares e preços entre R$ 44.590 e R$ 54.690

Ricardo Meier | 28/6/2012 09:39

Foto: Divulgação Veja galeria em tamanho maior

Chevrolet Spin: solução mais barata e versátil que a Meriva

A popularidade das minivans foi efêmera no Brasil. Depois de uma fase de destaque no começo da década de 2000, elas têm penado com a concorrência dos utilitários esportivos e de seus “derivados” mais urbanos, os crossovers. E não há nenhum mistério nisso. Um ix35, por exemplo, cumpre quase todas as tarefas de uma Zafira, exceto no quesito versatilidade - e esses modelos são bem mais atraentes para os consumidores.

Mas seu destino não é tão amargo quanto o das peruas, que foram reduzidas a um nicho quase invisível. As minivans têm um público cativo, que gosta da sua praticidade, posição de dirigir mais alta e espaço interno, mas cada vez mais fica claro que a faixa de preço de maior potencial está em torno de R$ 50 mil, o que significa ser o passo seguinte de quem tem um sedã compacto e tem uma família em crescimento.

Leia também: Chevrolet revela o Trax, o rival do novo Ford EcoSport

É com essa receita que a Nissan faz sucesso com a Livina e sua irmã maior, a Grand Livina, um produto mais simples e racional, que abre mão da beleza em favor de soluções práticas.

A General Motors, embora não admita, seguiu a mesma fórmula ao desenvolver a minivan Spin. O modelo – que a montadora chama de MPV, ou veículo multiuso – abandonou o formato monovolume para investir num design mais robusto, que flerta com a ideia dos utilitários esportivos. Por isso, a frente é alta e volumosa e a traseira tem um corte quase vertical.

Ao vivo, a Spin não chega a encher os olhos, a frente é o ponto mais agradável, e é bem mais aceitável que seu irmão sedã, o Cobalt, com o qual compartilha muitas peças, como câmbio e suspensão.

Veja também: GM inicia produção da nova Blazer na Tailândia

Mas, ao contrário do três-volumes, a minivan usará apenas o motor 1.8 8V Econoflex, uma evolução dos motores produzidos no País. Diferentemente da linha Ecotec, que equipa Cruze e Sonic, o propulsor é mais simples e privilegia o torque, que chega a 17,1 kgfm com etanol, maior que o 1.6 16V do compacto coreano, para dar um exemplo. Mas a potência nominal é baixa, de apenas 108 cv, 32 cv a menos que o Ecotec 1.8.

Sempre a classse C

Os boatos que surgiram antes da revelação já indicavam que a Spin teria uma versão com 7 lugares, a exemplo da Grand Livina. A princípio, pensou-se que ela serviria como sucessora da Zafira, além da Meriva, mas a Spin não chega a tanto. Diferentemente da Nissan, a Chevrolet não criou uma versão alongada da minivan para acomodar a terceria fileira de assentos. Em vez disso, fez algo parecido com a JAC e a J6: desenhou o carro com 7 assentos e criou uma versão com apenas 5 lugares.

Com preços entre R$ 44.590 e R$ 54.690, a Spin mira apenas nas minivans e monovolumes como a já citada Livina, o Honda Fit e o Fiat Idea. Como vantagens estão a transmissão automática de seis velocidades – outro equipamento compartilhado pela marca.

Saiba como se comportou o novo Chevrolet Sonic na avaliação de iG Carros

Essa estratégia deixa claro que a GM quer conquistar um consumidor que estreou entre os modelos zero-km com um compacto e agora busca um produto mais espaçoso. E para o lugar da Zafira, que continuará em produção por enquanto? Provavelmente, o crossover Trax, rival do EcoSport, que chega em 2013 numa faixa de preço acima da Spin.

Também não se pode ignorar o potencial de vendas para frotistas e taxistas, segmentos em que a GM tem tradição com a Meriva e, agora, com o Cobalt. Afinal, cliente é cliente.

Veja os preços das versões

Modelo Versão Preço
Chevrolet Spin LT manual (pacote 1) R$ 44.590
Chevrolet Spin LT manual (pacote 2) R$ 45.990 (rodas de liga leve e Bluetooth)
Chevrolet Spin LT automática (pacote 3) R$ 49.690
Chevrolet Spin LTZ manual (pacote 1) R$ 50.990
Chevrolet Spin LTZ automática (pacote 2) R$ 54.690

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - junho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 14.080
Volkswagen Gol 13.167
Chevrolet Onix 10.993
Ford Fiesta 10.701
Fiat Strada 10.561
Hyundai HB20 9.528
Fiat Siena 8.544
Fiat Uno 7.580
Chevrolet Prisma 7.219
10º Volkswagen Voyage 6.953
Veja ranking completo

© Copyright 2000-2013, Internet Group - Portais: iG e iBest

Topo