Veja como pagar o IPVA 2011 de seu carro

Pagamento é obrigatório e taxa varia de acordo com o modelo e leis de cada estado

Thiago Vinholes | 12/1/2011 11:45:00

Foto: divulgação Veja galeria em tamanho maior

Fiat Bravo Essence

Em boa parte do Brasil o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2011 (IPVA) já começa a ser cobrado em janeiro. O valor a ser pago pelos contribuintes varia conforme as características do veículo e as regras de cada estado do país e no Distrito Federal, que realizam a cobrança de diferentes formas. O pagamento da taxa é obrigatório para todos os donos de veículos automotores fabricados a partir de 1992. Modelos anteriores a esse ano estão isentos.

Quem planeja quitar o imposto com antecedência tem direito a desconto na cobrança, que pode passar dos 30% dependendo da região para quem pagar o tributo a vista. O cálculo da alíquota é baseado nos valores médios venais de automóveis novos e usados publicados em outubro de 2010 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Contribuintes residentes de SP também podem pagar o imposto com os créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista, desde que tenham feito a solicitação no ano passado.

Com o reajuste de preços dos automóveis à venda no Brasil em relação a cobrança do ano passado, o valor do IPVA caiu em média 6% em todos os estados. O imposto mais alto é o de São Paulo, que impõe alíquota de 4% para carros com motor a gasolina e flex. Veículos movidos somente por etanol ou GNV, pagam 3% de seu valor venal no estado. As taxas mais baixas são cobradas no Acre, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina, que exigem 2% de alíquota.

Amazonas e Mato Grosso também cobram 2%, mas a taxa varia de acordo com especificações do carro. Nas duas regiões a cobrança mais baixa vale somente para carros com motores até 1.000 cc. Acima disso, o imposto vai para 3%. A Bahia, por sua vez, faz a cobrança de acordo com o combustível do veículo: diesel paga 3% e os demais 2,5%. Já em Goiás a definição do IPVA varia de acordo com a potência do motor e o segmento: veículos com até 100 cv pagam 2,5% de seu preço. Além dessa cavalaria e para SUVs e picapes, o estado cobra 3,75%.

Para saber como pagar o IPVA clique no nome de seu estado abaixo para acessar o site da Secretária da Fazenda do estado no qual seu automóvel está registrado:

São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ);  Acre (AC); Alagoas (AL); Amapá (AP); Amazonas (AM); Bahia (BA); Ceará (CE); Distrito Federal (DF); Espírito Santo (ES)Goiás (GO); Maranhão (MA); Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS); Minas Gerais (MG); Santa Catarina (SC); Pará (PA); Paraná (PR); Paraíba (PB); Pernambuco (PE); Piauí (PI); Rio Grande do Norte (RN); Rio Grande do Sul (RS); Sergipe (SE); Rondônia (RO); Roraima (RR); Tocantins (TO)

Leia tudo sobre: IPVA2011serviçosimpostos

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - julho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.989
Volkswagen Gol 14.347
Chevrolet Onix 14.015
Fiat Strada 12.585
Hyundai HB20 10.857
Ford Fiesta 10.591
Fiat Uno 9.613
Fiat Siena 8.949
Chevrolet Prisma 8.498
10º Volkswagen Saveiro 7.296
Veja ranking completo