Veja os carros mais vendidos em janeiro de 2013

Ano começou com novidades e velhos conhecidos na liderança

Ricardo Meier | 5/2/2013 13:08

Foto: Divulgação Veja galeria em tamanho maior

Chevrolet Spin: líder entre os familiares compactos em janeiro

Ano Novo, mesmos líderes. A afirmação vale para quase todos os segmentos do mercado brasileiro de veículos. Ou seja, a Fiat continua a ser a marca mais vendida do Brasil e o Gol, o carro mais emplacado no país. Mas há novidades em 2013. A minivan Spin, por exemplo, começou o ano à frente do Fit, da Honda, familiar que domina o segmento compacto há bastante tempo.

A renovação da linha ainda não fez a Chevrolet ultrapassar a Volks, mesmo com as boas vendas do Onix. No pelotão intermediário, os compactos HB20 e Etios permitiram que Hyundai e Toyota pulassem para 6º e 7º no ranking, deixando Honda e Nissan para trás. A sina de Peugeot e Kia, que fecharam 2012 em queda continua em 2013, pelo menos por enquanto. Veja a seguir os líderes e destaques em janeiro divididos por categorias.

Hatch compacto

O Gol segue inabalável na liderança entre os hatches compactos, com 17% a mais de vendas em relação a janeiro de 2012, um bom sinal. As novidades entre os 10 mais emplacados é o 5º lugar do Onix, que desbancou seu “irmão” Celta mesmo custando bem mais. O “intruso” HB20 foi o 7º colocado com 9 mil unidades vendidas.

Veja ranking completo dos hatches compactos em janeiro de 2013

Sedã compacto

O Siena começou 2013 que terminou 2012, na liderança entre os sedãs compactos. A tranquilidade, no entanto, deve acabar a partir de março quando desembarcam no mercado dois novos competidores, o novo Prisma e o HB20S, versão sedã do HB20. Enquanto isso, quem voltou a aparecer foi o Versa, da Nissan, que fechou o mês em 7º lugar.

Veja ranking completo dos sedãs compactos em janeiro de 2013

Familiar compacto

Mudanças entre os familiares compactos, que reúnem peruas e minivans. A Spin, da Chevrolet, foi em janeiro o modelo mais vendido nesse grupo, superando o Fit, que há muito tempo domina as vendas para esse tipo de cliente. A diferença foi de apenas 89 carros, mas mostra que o consumidor busca novidades em qualquer categoria.

Veja ranking completo das minivans compactas em janeiro de 2013

Picape compacta

A Strada manteve a distância de Saveiro e Montana, suas rivais mais famosas. Se na parte de cima não há mudanças, na outra ponta a Courier continua vendendo um volume respeitável, mas há boatos que ela vai deixar de ser produzida em breve. Por outro lado, a Hoggar, com vendas marginais, segue em produção, segundo a Peugeot, e deve ganhar uma versão QuikSilver.

Veja ranking completo das picapes compactas em janeiro de 2013

SUV compacto

Ao menos em janeiro o EcoSport mostrou que seu projeto atraente não terá dificuldade em ser o SUV compacto mais desejado do Brasil. O modelo da Ford vendeu 72% a mais que o Duster, o ex-líder. A situação deve ser facilitada porque a Renault está com a fábrica parada para ampliação, ou seja, o Duster sumirá do mercado por alguns meses.

Veja ranking completo dos crossovers compactos em janeiro de 2013

Hatch médio

O Focus tem um novo rival à sua caça. É o Cruze, da Chevrolet, que emplacou apenas 316 carros a menos que o Ford. O i30, em transição de gerações, caiu para a 5ª posição, e deve ter dificuldade para subir já que seus preços são altos agora. Outro destaque é o 308, da Peugeot, que ficou na 3ª colocação.

Veja ranking completo dos hatches médios em janeiro de 2013

Sedã médio

A Honda pode ambicionar a volta do Civic ao 1º lugar em vendas entre os sedãs médios, mas a tarefa será árdua, como previmos na época do lançamento da atual geração. O modelo até reforçou o time com versões com motor 2.0 e novo câmbio manual, no entanto, pode ser pouco para destronar o Corolla que manteve o 1º lugar em janeiro. Jetta e Cruze  ficaram entre os dois japoneses, mas devem voltar ao papel de coadjuvantes em breve.

Veja ranking completo dos sedãs médios em janeiro de 2013

Familiar médio

Cena inédita: um carro chinês foi o familiar mais vendido em janeiro. A minivan J6, da JAC, emplacou 245 unidades e ficou bem à frente da 2º colocada, a perua Grand Tour, da Renault, que já teve a morte anunciada e só vende o restante do estoque. Pena que os SUV tenham esvaziado esse segmento.

Veja ranking completo das minivans médias em janeiro de 2013

Picape média

Se S10 e Hilux marcaram posição nos primeiros lugares entre as picapes médias, a nova Ranger, enfim, transformou em resultado sua consagração entre os críticos. Ela fechou janeiro em 3º lugar, mas pouco à frente da Amarok que, aos poucos, ganha espaço num segmento em que a Volkswagen não tinha tradição.

Veja ranking completo das picapes médias em janeiro de 2013

SUV médio

Agora flex, o Tucson dominou a categoria dos SUV de porte médio. Não é para menos: custa pouco para os padrões e é feito no Brasil. E os coreanos dominam a lista com o ix35 em 2º lugar e o Sportage em 4º. Com a volta do CR-V, que também passa a ser flex, o mercado pode mudar um pouco, quem sabe.

Veja ranking completo dos crossovers médios em janeiro de 2013

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - agosto de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 14.305
Volkswagen Gol 14.198
Fiat Strada 12.849
Fiat Uno 10.922
Chevrolet Onix 10.285
Hyundai HB20 9.074
Ford Fiesta 8.505
Fiat Siena 8.469
Volkswagen Fox 7.480
10º Renault Sandero 7.278
Veja ranking completo