VW Polo vai sair de linha em 2014, diz site

Versões hatch e sedã estão em queda livre nas vendas neste ano comparado a 2012

Thiago Vinholes | 10/9/2013 14:25

Foto: divulgação Veja galeria em tamanho maior

Volkswagen Polo 2012

A linha Polo está com os dias contatos no Brasil, segundo reportagem do site Automotive Business. De acordo com a fonte, a Volkswagen prepara a saída de linha as versões hatch e sedã do carro até o final deste ano. O motivo? Queda vertiginosa nas vendas em 2013 comparado ao desempenho do ano passado.

Neste ano, a VW emplacou 3,6 mil unidades do Polo hatch entre janeiro e agosto, o que representa um recuo de 44% comparado ao mesmo período de 2012. O Polo Sedan vendeu mais, mas também anotou queda: 6,2 mil carros e uma redução de 30% no volume em 2013.

Avaliação: Novo Fusca reúne diversão e nostalgia

Em contato com o iG, a divisão brasileira da Volkswagen negou o fim da linha para o Polo e salientou que o modelo ainda não tem previsão para ser descontinuado. Apesar disso, os números de vendas do carro mostram que seu prazo de validade está curto.

À venda no Brasil desde 2002, o Polo é fabricado na fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP) e foi o automóvel responsável por inaugurar no País a técnica de solda a laser, considerada a forma mais moderna e segura de unir peças metálicas. O modelo disponível no País carrega um facelift “brasileiro”, lançado em 2011 – em 2006 o modelo já havia sido repaginado.

O modelo também foi importante para revisar a linha de compactos da marca no mercado nacional, uma vez que sua plataforma acabou sendo compartilhada com o Fox e o Novo Gol.

Substitutos ainda estão distantes

Se o Polo foi a referência da VW para construir compactos na primeira década do século XXI, tal função agora será transferida ao up!. Os substitutos para os Polo hatch e Sedan deverão nascer a partir da plataforma usada no novo compacto global da marca.

Segundo o site, o Polo hatch poderá ser substituído pela próxima geração do Gol, prevista somente para meados de 2015. Já o Sedan poderá ceder seu espaço ao novo Santana, que atrasou, mas é esperado entre o final de 2014 e o começo de 2015.

Leia tudo sobre: VolkswagenPoloPolo SedanVWfim da linhaindústriamercado