Novo Sentra fica mais sofisticado e menos potente que atual

Sedã médio da Nissan está em Detroit e mostra que pode encarar seus rivais japoneses

Ricardo Meier, de Detroit (EUA) | 16/1/2013 10:40

Nissan Sentra 2014

Ele é japonês, sedã, tem boa imagem entre seus proprietários, mas não se chama Corolla, nem Civic. Coadjuvante num dos segmentos mais disputados do Brasil, o Sentra, da Nissan, tem uma carreira respeitável para um carro que está sempre um degrau abaixo dos seus concorrentes tradicionais da Toyota e Honda.

O degrau abaixo ocorre porque a Nissan tem atualizado o modelo anos depois do Civic e Corolla. A nova geração, por exemplo, acaba de chegar aos EUA e é contemporânea da 9ª geração do Civic e da 10ª geração do Corolla. O atual design, por exemplo, não tem o refinamento visto nos outros japoneses.

A boa notícia é que o sedã da Nissan ganhou um visual mais agradável e um interior mais sofisticado. Não chega a ser um modelo que chama muito a atenção nas ruas, mas as linhas curvas em vez dos traços retos do anterior o deixaram maior – de fato, o sedã está mais longo e com entreeixos maior, embora mais estreito e baixo.

O interior está mais envolvente e com mais recursos como tela sensível ao toque, ar-condicionado digital e tela LCD também no centro do painel de instrumentos. Os materiais também são mais agradáveis ao toque que os de seu antecessor e volante traz diversos recursos para facilitar o trabalho do motorista.

A notícia ruim é que o Sentra abandonou o motor 2.0 litros de 140 cv para usar um 1.8 litro com cerca de 130 cv que tende a ser mais econômico, obviamente, mas deve perder em desempenho. A transmissão automática, no entanto, continua a ser do tipo CVT, com marchas continuamente variáveis.

O porta-malas, por outro lado, cresceu. Agora comporta 503 litros contra 442 litros da geração anterior, o que o coloca acima dos rivais citados.

Como continuará sendo feito no México, o três volumes da sedã não terá arroubos de vendas no Brasil quando chegar no 2º semestre deste ano. Tudo por causa das cotas de importação, que impedem que ele tenha mais vendas mesmo que faça sucesso. Em outras palavras, o Sentra continuará sendo “aquele outro sedã” japonês.

Leia tudo sobre: NissanSentrasedã médio2014Salão de Detroit

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - outubro de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 16.622
Chevrolet Onix 13.589
Fiat Strada 13.381
Volkswagen Gol 12.455
Fiat Uno 11.192
Hyundai HB20 10.603
Ford Ka 9.603
Volkswagen Fox 9.218
Volkswagen Saveiro 8.439
10º Chevrolet Prisma 8.342
Veja ranking completo