Monza é a nova aposta da Opel

Com uma nova linguagem de design, o Monza Concept será apresentado em Frankfurt e dará pistas sobre a estratégia da marca para o futuro

Karina Simões | 21/8/2013 13:59

Foto: Divulgação Veja galeria em tamanho maior

Monza Concept, novo protótipo da Opel

Quem não se lembra do Monza? O emblemático automóvel da General Motors, sucesso nos anos 1980, estreou em Frankfurt em 1977. Após 36 anos, a Opel, divisão alemã da GM, resolveu resgatar o nome para batizar seu novo projeto. O Monza Concept retorna ao Salão de Frankfurt, que acontece entre os dias 10 e 22 de setembro na Alemanha, em forma de protótipo e dá pistas da nova linguagem visual e tecnológica da marca.

O conceito é um misto de cupê e perua com silhueta alongada e superfície super lisa, que chama atenção pelos poucos encaixes em seus 4,69 metros de comprimento.

Na parte dianteira, o capô possui um vinco central e os para-lamas são salientes, enquanto a grade traz uma barra cromada com logo da Opel em meio a grandes entradas de ar estilizadas em formato de bumerangue.

Veja mais: GM revela subcompacto Opel Adam

No entanto, o grande destaque visual fica mesmo para as laterais, com duas grandes portas “asa de gaivota” que se abrem para cima, eliminando a coluna "B". O sistema, não só entrega mais sofisticação ao veículo, como também evidencia a amplitude do interior. Uma possível versão de produção do Monza com este sistema de portas, porém, deve ser descartada.

A Opel afirma que apesar da silhueta baixa - com apenas 1,31 metros, 15 centímetros mais baixa do que a de modelos convencionais - o espaço interno para os quatro passageiros não foi prejudicado. Pelo visto, nem o espaço do porta-malas, que oferece capacidade para 500 litros de bagagem.

O esquema de telas individuais no painel (comum nos automóveis em geral) foi substituído por uma superfície única de projeção que vai de porta a porta. O sistema multimídia do novo Monza utiliza a tecnologia "Eu, Você e Todos", que permite ao motorista compartilhar informações sobre a sua trajetória com outros veículos e entrar em contatos com amigos através da internet.

Na parte mecânica, o conceito utiliza o novo motor tricilíndrico 1.0 SIDI Turbo movido a gás natural que pertence à nova geração de motores da Opel - e que também fará a sua estreia no Salão de Frankfurt. No entanto, a GM explica que uma série de motores a diesel e a gasolina podem ser adaptados para uma versão de produção.

“O Monza Concept representa o Opel de amanhã. Por um lado, mantém o que já caracteriza os nossos produtos: precisão alemã conjugada com tecnologias inovadoras. Além disso, foca nos temas que vão orientar o desenvolvimento da próxima geração de modelos da Opel: máxima conectividade e eficiência otimizada”, afirmou o CEO da marca, Karl-Thomas Neumann

Leia tudo sobre: OpelGeneral MotorsMonzaMonza ConceptSalão de Frankfurt

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - agosto de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 14.305
Volkswagen Gol 14.198
Fiat Strada 12.849
Fiat Uno 10.922
Chevrolet Onix 10.285
Hyundai HB20 9.074
Ford Fiesta 8.505
Fiat Siena 8.469
Volkswagen Fox 7.480
10º Renault Sandero 7.278
Veja ranking completo