Panda seria um carro interessante no Brasil, diz Fiat

Mas executivo da montadora negou em Frankfurt que modelo poderia ser feito no país

Ricardo Meier | 16/9/2011 11:41:00

Foto: Ricardo Meier Veja galeria em tamanho maior

Fiat Panda

Depois de alguns salões sem novidades, a Fiat apresentou em Frankfurt o novo Panda, um veículo que tem um ar de déjà vu para os brasileiros. Sim, ele usa o design dos “quadrados arredondados” e tem proposta descontraída, mas a montadora nega qualquer relação com o nosso Uno.

“O Panda e o Uno nasceram juntos no design e compartilharam do mesmo conceito de criação, mas não têm nada em comum na parte mecânica”, disse ao iG Carros um executivo da montadora no Brasil. “O Panda tem porta-malas menor e espaço um pouco mais reduzido que o Uno e sua proposta é diferente também”, completou.

Questionado se o Panda teria mercado em nosso país, ele confirmou que haveria espaço para o modelo, que é uma espécie crossover compacto, segmento em que a Fiat hoje não possui nada semelhante. No entanto, garantiu que não há nada de concreto nesse sentido.

Casca igual, miolo não

O expediente usado hoje pelas principais montadoras instaladas no Brasil é utilizar apenas o visual de um carro lançado no exterior. Como a Europa produz modelos muito equipados e sofisticados, a solução encontrada foi manter partes mecânicas como motor, câmbio, direção, suspensão e até paineis já produzidos aqui e “vesti-los” com a nova casca. Na Fiat é o caso do Idea e do Punto, mas a GM também foi outra que usou desse recurso no Vectra que está saindo de linha.

Ou seja, o Panda poderia ser adaptado a alguma plataforma local – a do Uno seria a mais óbvia – e ocupar um espaço entre o compacto e o novo Palio.

Leia tudo sobre: FiatPandaUnoSalão de Frankfurt

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - outubro de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 16.622
Chevrolet Onix 13.589
Fiat Strada 13.381
Volkswagen Gol 12.455
Fiat Uno 11.192
Hyundai HB20 10.603
Ford Ka 9.603
Volkswagen Fox 9.218
Volkswagen Saveiro 8.439
10º Chevrolet Prisma 8.342
Veja ranking completo