VW mostra o up!, o novo carro do povo

Subcompacto é a grande aposta da marca para alcançar a liderança mundial

Thiago Vinholes | 22/8/2011 09:30:00

Foto: divulgação Veja galeria em tamanho maior

Volkswagen up!

A Volkswagen tem um novo “carro do povo”. O título que um dia pertenceu ao Fusca agora é o principal artifício de vendas do up!, que finalmente teve sua versão definitiva revelada – o primeiro protótipo foi apresentado em 2007. O modelo será o principal destaque da montadora no concorrido Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro, e sua comercialização no mercado europeu começa em dezembro deste ano.

Rotulado pela VW como um “subcompacto”, o Up! tem 3,54 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 2,42 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas leva 251 litros ou 951 l com os bancos traseiros rebatidos.

Outra novidade do up!, além do carro em si, é o novo motor 1.0 com apenas três cilindros desenvolvido pela Volkswagen. O bloco será oferecido nas opções com 60 cavalos de potência ou 75 cv, ambos com sistema stop/start, que desliga o propulsor em paradas curtas, como em semáforos e situações de trânsito. Com ajuda desse equipamento, a fabricante afirma que o veículo poderá percorrer em média 23,8 km/l por litro de gasolina consumido.

Volkswagen up!
Divulgação

A versão final do up! tem visual fiel ao do conceito apresentado em Frankfurt em 2007

A cabine, apesar do desenho sofisticado, é simples. Os comandos de ar-condicionado e rádio são manuais e a pequena tela de LCD no alto do painel, com funções de GPS e computador de bordo, será um item opcional. Em contrapartida, o veículo já tem freios ABS e airbag duplo frontal, sem falar ainda no sistema City Emergency Braking, incumbido de frear o carro sozinho a velocidades de até 30 km/h a fim de evitar pequenas colisões típicas de trânsito.

Volkswagen up!
Divulgação

O desenho do painel é sofisticado, mas o acabamento é simples. A tela da LCD será opcional

E o up! não será apenas o veículo de entrada da Volkswagen. Ele é um carro global, tanto que será fabricado em diversas partes do mundo e possivelmente no Brasil – cogita-se que fábrica da VW em Taubaté (SP) produzirá o modelo a partir de 2013. Por aqui, aliás, o carrinho é cotado para receber o nome Lupo e deverá substituir de vez o Gol G4. Na Europa o lançamento substituirá o Fox, um dos carros mais baratos da região.

Por esse caráter acessível, a VW espera que o up! (e suas variantes complementares) a ajude a alcançar a liderança do mercado mundial de automóveis até 2018. O plano da empresa para o compacto inclui ainda o lançamento em 2013 de versões com motor movido a gás natural e outra totalmente elétrica.

Volkswagen up!
Divulgação

Subcompacto, o up! mede 3,54 metros e 1,64 m de largura. Já o porta-malas leva 251 litros

Na Europa o up! será oferecido nas séries take up! (de entrada), move up! (intermediária) e high up! (top de linha). Já para o lançamento serão disponibilizadas as configurações up! black e up! white, os dois elaborados sobre a versão top. E não estranhe os nomes com início em letra minúscula. Essa foi a nomenclatura escolhida pela VW.

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - julho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.989
Volkswagen Gol 14.347
Chevrolet Onix 14.015
Fiat Strada 12.585
Hyundai HB20 10.857
Ford Fiesta 10.591
Fiat Uno 9.613
Fiat Siena 8.949
Chevrolet Prisma 8.498
10º Volkswagen Saveiro 7.296
Veja ranking completo