Clio reestilizado terá motor 1.0 mais econômico

Nova geração do hatch, lançada no Salão de Paris, pode disputar segmento premium no Brasil no futuro

Ricardo Meier, de Paris | 27/9/2012 11:10

Foto: Ricardo Meier Veja galeria em tamanho maior

O desenho do novo Clio é obra do holandês Laurens van Der Acker

O nome é o mesmo, a frente é semelhante, mas o conteúdo e o objetivo tem pouco a ver. A Renault mostrou a 4ª geração do Clio no Salão de Paris, a primeira projetada pelo holandês Laurens van Der Acker, vindo da Mazda e que está repensando todo o visual da montadora. Enquanto isso, no Brasil a marca prepara mais uma reestilização da 2ª geração, lançada na região em 1999.

Curiosamente, o Clio “2” terá uma frente semelhante à do Clio “4”. De resto, "nosso" Clio (argentino, na verdade) tem a meta de servir de carro de entrada da Renault no Brasil, despojado de equipamentos e com preço em torno de R$ 25 mil. Para agradar essa parcela do público, a montadora equipará o modelo com um motor 1.0 mais econômico, conforme apurou o iG Carros.

Já seu “neto” europeu quer recuperar terreno perdido para as rivais da montadora e traz vários itens antes exclusivos de carros mais caros como motores mais eficientes, sistema multimídia e bom acabamento. Além de tudo, está maior que antes, uma tendência já vista no New Fiesta, entre outros.

Por essa razão, a vinda do Clio 4 para o Brasil não é totalmente afastada pela Renault. Segundo um executivo ouvido pelo iG, o novo Clio pode ser uma opção no futuro para brigar nesse segmento “premium”.

Enquanto isso não ocorre, a Renault amplia a fábrica de São José dos Pinhais, que ficará parada por dois meses para obras. O objetivo é elevar em mais 100 mil carros/ano sua capacidade. Hoje a planta opera em três turnos produzindo o Logan, Sandero, Duster e a van Master - além dos modelos Livina, Grand Livina e Frontier, da Nissan.

Leia tudo sobre: RenaultClioSalão de Parismotor 1.0

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - dezembro de 2015

Pos. Modelo Vendas
Chevrolet Onix 14.215
Fiat Palio 12.085
Hyundai HB20 10.680
Renault Sandero 8.019
Chevrolet Prisma 7.275
Jeep Renegade 6.561
Fiat Strada 6.492
Ford Ka 6.346
Honda HR-V 6.167
10º Volkswagen Gol 6.138
Veja ranking completo