Conheça o novo Golf, que chega em 2013

Sétima geração do principal carro da Volkswagen será lançado no Salão de Paris

Sueli Osório | 4/9/2012 14:34

Volkswagen Golf VII

Talvez o carro mais aguardado de 2012, a sétima geração do Volkswagen Golf enfim deu o ar de sua graça. A apresentação oficial foi feita na noite de terça-feira (4) em evento fechado em Berlim, na Alemanha, mas também acabaram aparecendo imagens vazadas na internet antes do horário previsto. Seu lançamento está confirmado para o Salão de Paris, que recebe o público entre 29 de setembro e 14 de outubro.

De 1974 até agora, o Golf teve mais de 29 milhões de unidades vendidas em suas seis gerações, segundo Martin Winterkorn, presidente mundial do Grupo Volkswagen.

O Golf VII, comparado à linha atual à venda na Europa, cresceu em tamanho, mas ainda assim ficou 100 kg mais leve graças ao uso de materiais mais avançados em sua construção.

O design do carro, como se vê nas imagens, é pautado pela sofisticação e pela riqueza de detalhes sutis, como o friso cromado que começa nas laterais da carroceria, corta os faróis e continua pela grade frontal. Também chamam atenção as entradas de ar divididas na parte inferior do para-choque dianteiro e o desenho do conjunto óptico frontal, que abandonou as linhas arredondas e assumiu formato retangular, justamente um dos principais pontos da identidade visual mundial da montadora – até o Gol 2013 nacional possui essa característica.

A mesma tendência de linhas retas também aparece na traseira do novo Golf, principalmente no design das lanternas. No mais, o desenho do carro ainda muda bastante ao receber formas abauladas nas laterais, que dão ao veículo um aspecto mais volumoso.

Há mais alterações no interior, que foi totalmente reformulado. Além da mudança no desenho, que inclui painel central voltado para o lado do motorista, o que deve facilitar o manuseio, o Golf 2013 também conta com materiais de acabamento mais refinados e volante multifuncional de base reta com visual inédito. Destaque ainda para o freio de estacionamento de acionamento eletrônico e para o novo sistema multimídia com monitor de LCD.

Montado sobre a plataforma do novo Audi A3, o Golf VII, conforme dados já divulgados pela VW, mede 4,26 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,42 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Exceto pela altura, todas as demais dimensões da nova geração do modelo estreante superam às do Golf VI. O porta-malas, por sua vez, aumentou em 300 litros e agora comporta 380 litros.

Entre os motores que vão impulsionar o lançamento estão o premiado bloco 1.4 TSI de 140 cv e o 2.0 TDI (turbodiesel) de 150 cv. Há também a versão ecológica BlueMotion.

Os motores a gasolina são turboalimentados e com injeção direta TSI, com quatro cilindros e 16 válvulas. Os propulsores oferecidos no lançamento do carro entregam entre 85,6 cv e 140 cv de potência. A montadora também se preocupa com as emissões de poluentes. Já na versão de entrada, o hatchback tem emissão de 13 g/km de CO2.

Este será o primeiro Golf a ter sistema que desliga dois cilindros do motor 1.4 TSI quando seu uso não exige a ação dos quatro cilindros para reduzir o consumo. O sistema torna-se ativo entre 1.400 e 4.000 rpm a um torque acima de 8,7 kgfm.

Os motores a diesel também contam com quatro cilindros e  16 válvulas, com injeção direta de combustível e turboalimentados, com potência entre 104 cv e 150 cv.

Equipamentos

O hatch incorporou na lista de equipamentos de segurança itens que só eram oferecidos em modelos de segmentos superiores, como freios multicolisão – que automaticamente freiam o veículo quando se envolve em um acidente -; ACC - controlador automático de velocidade e distância -; Front Assist - que avisa quando o motorista precisa frear diante de um obstáculo à frente -; detector de fadiga - que identifica a perda de concentração do motorista e o avisa, por meio de sinal sonoro, assim como por meio de mensagem visual que aparece no quadro de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar; Park Assist 2.0, a versão mais recente do sistema que ajuda na hora de estacionar e, além de auxiliar em vagas paralelas, agora também auxilia em vagas perpendiculares, entre outros.

E no Brasil?

Enquanto a Volkswagen se prepara para lançar a sétima geração do Golf na Europa, o modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR) se encontra três gerações atrasado – o carro chegou ao Brasil em 1998 e em 2007 foi apenas reestilizado. No entanto, desta vez a chance de o hatchback médio finalmente mudar no mercado nacional é grande.

O novo Golf também é cotado para ser fabricado na planta da VW no México já em 2013 para abastecer o mercado dos Estados Unidos. É aí que o Brasil pode pegar uma “carona”, aproveitando o acordo comercial que possui com o país da América do Norte para o comércio de automóveis isentos de imposto de importação. Com isso, o carro pode chegar ao mercado nacional em meados do próximo ano. A divisão brasileira da VW, porém, ainda não confirma a importação.

Leia tudo sobre: VolkswagenGolfGolf VIISétima geraçãoNovo GolfHatchHatchback

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - setembro de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.907
Fiat Strada 14.225
Chevrolet Onix 13.483
Volkswagen Gol 12.583
Hyundai HB20 9.904
Fiat Siena 9.518
Fiat Uno 8.749
Chevrolet Prisma 8.353
Volkswagen Saveiro 7.780
10º Volkswagen Fox 7.730
Veja ranking completo