Apresentado na França, novo Discovery estará no Salão do Automóvel em novembro. Saiba tudo sobre a nova geração do SUV e quando chega às lojas.

Com sete lugares, o Land Rover Discovery será uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel, em novembro.
Divulgação/Jaguar Land Rover
Com sete lugares, o Land Rover Discovery será uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel, em novembro.

A Jaguar Land Rover irá trazer o novo Discovery ao Brasil, com apresentação marcada para o Salão do Automóvel, entre os dias 10 e 20 de novembro, embora ainda não tenha data para o início das vendas. Revelado no Salão de Paris e previsto para chegar às lojas europeias em fevereiro de 2017, o utilitário de sete lugares será posicionado acima do Discovery Sport, tanto em preço quanto em tamanho.

Apesar da semelhança no nome, o Discovery tem pouco em comum com o Discovery Sport. Enquanto o SUV de cinco assentos usa a plataforma LR-MS (uma versão alterada da Ford EUCD), a mesma do Range Rover Evoque , o lançamento é feito com a base Premium Lightweight Architecture (PLA), a mesma arquitetura usada nos demais modelos da Range Rover, feita para veículos grandes.

LEIA MAIS: Land Rover Sport nacional começa a chegar às lojas

Grande é a palavra adequada para descrever o novo Discovery. Tem 4,97 metros de comprimento, com 2,92 metros de entre-eixos, espaço o suficiente para que todos os sete ocupantes viajem com muita folga e ainda possa contar com 25 porta-objetos. O porta-malas também tem muito espaço livre: São 257 litros quando estiver com todos os bancos levantados, aumentando para 1.231 l sem a terceira fileira de assentos e para 2.500 l com todos os bancos traseiros rebatidos.

Abandonou o polêmico design de caixa, adotando linhas mais atuais, baseadas na identidade visual introduzida pelo Evoque . A única parte que ainda lembra o antigo modelo é a traseira, onde a tampa do porta-malas forma um ângulo reto com o teto. O resto do carro segue o estilo dos Range Rover atuais, com teto panorâmico, design de interior e tecnologias, como o botão seletor de marchas e a nova central multimídia de 10,2 polegadas.

LEIA MAIS: Land Rover Discovery Graphite chega ao Brasil por R$ 363.784

Sem medo de lama

Como todo carro que carrega o nome Land Rover , o novo Discovery será capaz de encarar qualquer via, seja ela asfaltada ou de terra e lama. O sistema de tração integral monitora como o veículo está se comportando em relação ao piso e distribui a tração automaticamente de acordo com a demanda. Outra novidade é o sistema All-Terrain Progress Control, que cuida de toda a aceleração do veículo em terrenos íngremes – o motorista só precisa cuidar do volante.

Sob o capô do Discovery estará o motor 3.0 V6 sobrealimentado de 340 cv e 45,9 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. O modelo de entrada utiliza o 3.0 V6 turbodiesel, de 258 cv e 61,2 kgfm de torque, fazendo o 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. Ambos utilizam a mesma transmissão automática de oito marchas da ZF. Quando chegar ao Brasil, a marca deve oferecer as duas versões.

LEIA MAIS: Land Rover Discovery fica mais sofisticado na quinta geração

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.