Novo modelo ainda é uma versão conceitual, mas mostra detalhes que devem servir de base para possível versão de produção

Hyundai Creta STC
Nicolas Tavares/iG Carros
Hyundai Creta STC

O Salão do Automóvel deste ano foi bem previsível, com muitos modelos anunciados antes e outros que já eram previstos para o evento. Ainda assim, tivemos uma bela surpresa, com a apresentação do Hyundai Creta STC , picape conceitual baseada no novo utilitário compacto revelado minutos antes. Tratado como um exercício de design, o protótipo flerta com a ideia de uma pequena caminhonete para bater de frente com Fiat Toro e Renault Duster Oroch .

LEIA MAIS: Hyundai Creta terá motores 1.6 e 2.0 para bater Honda HR-V e companhia

Medindo 4,65 metros de comprimento e com 2,8 metros de entre-eixos, o Hyundai Creta STC fica muito mais próximo das picapes esportivas do que das caminhonetes compactas, como Saveiro – o modelo da Volkswagen tem 4,47 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. A mecânica não foi revelada porém, se mantivesse os motores do SUV, teria as opções de 1.6 de 130 cv e 2.0 de 166 cv – a Duster Oroch usa um 1.6 de 110 cv.

Hyundai Creta STC
Nicolas Tavares/iG Carros
Hyundai Creta STC


Em sua forma de estudo de design, a picape vem com a nova linguagem de design da empresa, que estreou com a nova geração do hatchback médio i30. A grande frontal, ainda em forma de hexagono, tem a parte inferior curvada, imitando uma cascata. Os faróis são finos e alongados, com uma linha de LED na parte superior. Foi equipado com rodas de liga leve de 21 polegadas e pintado na cor verde fosca “Fresh Light”. O miolo das lanternas traseiras pode ser retirado e usado como o triângulo de sinalização de emergência.

LEIA MAIS: Veja 10 SUVs que serão mostrados no Salão do Automóvel 2016

Santa Cruz em 2018

Hyundai Creta STC
Nicolas Tavares/iG Carros
Hyundai Creta STC

A Hyundai vem flertando com picapes há um tempo. E no Salão de Detroit (EUA), em janeiro do ano passado mostrou a bela Santa Cruz, ainda na fase de protótipo. Mas, logo em seguida, veio a notícia de que o modelo será produzido. Não chegará antes de 2020, mas está nos planos da marca.

LEIA MAIS: Hyundai Tucson recebe novos detalhes no interior

Seguindo a mesma pegada da Fiat Toro , a Santa Cruz é fabricada sobre a mesma base da nova geracão do Tucson, que será produzida no Brasil a partir de setembro, quando a primeira geração do modelo (finalmente) deixará de ser fabricada. Assim como o SUV, o novo modelo terá cinco lugares e tração integral, além das mesmas opções de motor

Inclusive, a Santa Cruz será a primeira picape que terá uma versão a diesel nos Estados Unidos, um dos países que deverão receber a picape, que entrará em um novo nicho de mercado, onde outras marcas como Ford e Toyota também deverão passar a entrar na disputa.