Conceito Gol GT é atração no estande do Salão do Automóvel. Conheça o protótipo que imagina como seria uma versão esportiva do hatch

Um Volkswagen Gol GT seria uma boa pedida para o Brasil. A marca concorda e preparou um estudo de design para o Salão do Automóvel.
Nicolas Tavares/iG Carros
Um Volkswagen Gol GT seria uma boa pedida para o Brasil. A marca concorda e preparou um estudo de design para o Salão do Automóvel.

Há tempos que os fãs da Volkswagen pedem que a marca volte a oferecer uma versão esportiva do Gol. Tudo indica que realizarão esse desejo em 2018, quando chega a nova geração do hatchback (com design do Polo). Enquanto isso não acontece, a fabricante mostra um aperitivo no Salão do Automóvel de São Paulo, na forma do Volkswagen Gol GT Concept , com design exclusivo e que antecipa possíveis elementos visuais do modelo de produção.

LEIA MAIS: Volkswagen terá 12 atrações no seu estande no Salão do Automóvel

Desenhado por José Carlos Pavone, o pai do Up! e que assumiu o cargo de gerente executivo de Design da Volkswagen América do Sul, o Gol GT Concept chama a atenção por sua ousadia. “Sempre quis criar um esportivo”, revelou Pavone durante a apresentação. “O Gol GT Concept capta o olhar de uma criança para um modelo esportivo”. De fato, o aspecto jovial do conceito é bem evidente e parece mostrar uma ideia que o Pavone tinha desde criança.

Pode não virar realidade tão cedo. A expectativa é que o Volkswagen Gol GT volte às lojas em 2018, quando chega a nova geração do hatchback.
Nicolas Tavares/iG Carros
Pode não virar realidade tão cedo. A expectativa é que o Volkswagen Gol GT volte às lojas em 2018, quando chega a nova geração do hatchback.

Baseado no Gol duas portas, o protótipo é pintado na cor metática “Cinza Volcano” combinada a detalhes em tom vermelho “Lava Red”, como nos para-choques, grade dianteira, laterais e retrovisores. As rodas são de liga leve de 18 polegadas e acabamento diamantado. Os faróis são Full LED, algo que poderia ser usado no Gol topo de linha, com duas linhas de LED no para-choque dianteiro. A traseira conta com um aerofólio duplo com uma terceira luz de freio integrada.

LEIA MAIS:  Volkswagen Gol e Up! ganham versão aventureira Track no Salão de São Paulo

Quer saber como o Volkswagen Gol GT Concept andaria? Nós também. Infelizmente, a marca não falou nada sobre motorização. Não é difícil imaginar como ele seria com o 1.0 TSI de 125 cv usado no Golf de entrada, com câmbio manual, ou até mesmo o futuro 1.6 turbo que deve equipar o próximo Gol GTI , com 150 cv – o motor 1.4 TSI do Golf e Jetta seria muito caro para um esportivo de entrada como este.

Próxima geração em 2018

Já que o Volkswagen Gol GT ainda não vira realidade, a marca ao menos confirmou que está finalmente trabalhando na nova geração do hatchback, acompanhada dos novos Voyage , Saveiro e do inédito SUV compacto. Usará a plataforma MQB A0, a mesma do Polo na Europa. Aliás, o Polo também servirá de exemplo para o design do novo Gol – a fabricante até cogitou matar o nome Gol para chamá-lo de Polo . Serão laçados aos poucos, até 2020, parte de um investimento de R$ 10 bilhões no país.

LEIA MAIS:  Volkswagen deverá relançar Gol GTI no Brasil em 2018

Revelado em Genebra, o Volkswagen T-Cross Breeze adianta parte do design e as dimensões do futuro SUV compacto da marca.
Nicolas Tavares/iG Carros
Revelado em Genebra, o Volkswagen T-Cross Breeze adianta parte do design e as dimensões do futuro SUV compacto da marca.

O novo utilitário compacto terá um desenho baseado no T-Cross Breeze , protótipo apresentado no Salão de Genebra (Suíça) e que está exposto no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo. Ao contrário do conceito, não terá versão conversível. Sem um concorrente no segmento mais quente do mercado brasileiro, a Volkswagen trabalha para conseguir iniciar a produção no Brasil e colocá-lo nas lojas até o final de 2018.