Modelo de estilo ousado deve vir com motor 1.2 de 90 cv e pode ser fabricado em Porto Real (RJ)

A Citroën  nunca escondeu o interesse em trazer o C4 Cactus ao Brasil. Anos após ter anunciado seu plano de vender o utilitário compacto por aqui, eis que uma fonte de iG Carros revela que a marca trabalha para lançar o SUV no fim de 2017, seguindo o plano de lançar um carro por ano pelos próximos cinco anos – o C3 com motor 1.2 não conta nessa lista, pois é tratado internamente como apenas uma nova opção de motorização.

Há uma grande possibilidade do C4 Cactus ser produzido no Brasil, na fábrica em Porto Real (RJ). Isso porque é feito sobre a plataforma PF1, a mesma do Citroën C3 e dos Peugeot 208 e 2008 . Outro fator que ajuda o C4 Cactus a ser lançado agora é a chegada do motor 1.2 PureTech, de três cilindros, já lançado no Peugeot 208 e Citroën C3. É o mesmo motor que equipa a configuração de entrada do SUV na Europa, enquanto os modelos acima utilizam uma versão turbinada do mesmo.

Sucesso na Europa, o C4 Cactus é um dos modelos mais vendidos da marca. De junho de 2014 a junho de 2015, teve 74 mil unidades encomendadas por lá. O design diferente, utilizando pequenas bolsas de ar recobertas de borracha (chamadas Airbumps), a economia dos motores 1.2 aspirado e turbo, e o interior mais limpo são constantemente citados pela imprensa europeia. É um carro jovem, com várias opções de cor e bem conectado, focando na central multimídia.

A pergunta é: quanto deve custar o Citroën C4 Cactus no Brasil? Na Europa, a versão básica custa o mesmo que uma intermediária do Peugeot 208 . Se o plano for mantê-lo como importado, não espere por uma etiqueta abaixo dos R$ 70 mil, o que o deixaria como concorrente direto de Honda HR-V e Jeep Renegade . Agora, se aproveitarem as chances da produção nacional, pode ser que seu preço parta dos R$ 60 mil, o deixando mais atraente para quem quer um SUV de entrada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.