Novo 1.0 já começou a ser fabricado. Estará no Mobi apenas a partir do ano que vem. Aos poucos, vai substituir o Fire Evo, de quatro cilindros

Fiat Uno Attractive
Divulgação/Fiat
Fiat Uno Attractive

A Fiat se prepara para o lançamento do Uno com o novo motor 1.0 GSE, de três cilindros, no lugar do já antiquado Fire EVO 1.0.  De acordo com o site Automotive Business , o novo propulsor começou a ser fabricado com correntes de sincronismo para o comando de válvulas, item que substitui a correira dentada, feita de borracha e exige troca depois de um prazo de utilização, ao contrário da corrrente metálica.

Trata-se do primeiro integrante da nova família de motores GSE (Global Small Engine) que estreia no Fiat Uno e, aos poucos, vai substituir a linha Fire EVO. A reportagem de iG Carros chegou a flagrar um Palio com placas verdes de teste de Hortolândia (SP), onde fica a divisão de Powertrain da Magnetti Marelli, uma das empresas fornecedoras da Fiat responsável pelo desenvolvimento de alguns sistemas do motor, como o de injeção eletrônica.

LEIA MAIS: Fiat Mobi Way é a melhor versão, mais ainda se parece com um Uno

No caso do Palio flagrado, o motor que estava sendo testado era o 1.4 GSE, de quatro cilindros, que também será instalado no Uno.  Primeiramente, o compacto vai receber o 1.0, de três cilindros, com bloco e cabeçote de alumínio e apenas duas válvulas por cilindro. Deverá render em torno de 80 cv quando houver apenas etanol no tanque, ante os 75 cv do Fire Evo.

Além do novo motor, o Uno 2017 também deverá receber uma série de outras novidades que incluem direção com assistência elétrica, que ajuda a economizar combustível e facilita nas manobras de estacionamento dar mais assistência  que a hidráulica, que funciona com correia e bomba de óleo. O carro também poderá receber , pelo menos como opcional, controles eletrônico de estabilidade (ESP) e tracão (ASR), além de assistente de partida em rampa (HLA), três itens que tem feito parte de um pacote eletrônico que tende a ser tornar mais comum daqui para frente porque, na Argentina, o ESP será obrigatório a partir de 2018 e, no Brasil. em 2022.

LEIA MAIS: Fiat Palio 2017 chega às lojas com preço a partir de R$ 42.410

As mudanças no Uno deverão incluir também retoques no desenho. Faróis, lanternas, grade dianteira e para-choques. Serão apenas novos detalhes visuais, mas vão marcar uma mudança de posicionamento do Uno no mercado, já que existe a necessidade dele se distanciar mais do Mobi no portifólio da Fiat.

E o Mobi de três cilindros?

O Mobi de três cilindros deverá ser lançado apenas em 2017. Por enquanto, continua sendo vendido com o Fire EVO 1.0. Para ajudar a aumentar as vendas do subcompacto, finalmente, a Fiat vai começar a oferecer o sistema Live On, que estava previsto para chegar em junho, passou para agosto e agora está prometido para setembro.

Sistema Live On: transforma o celular em uma central multimídia
Divulgação
Sistema Live On: transforma o celular em uma central multimídia

Trata-se do item mais interessante do Mobi . Com ajuda de um aplicativo e uma conexão Bluetooth, transforma seu celular na central multimídia do carro. Vem com um bem bolado suporte, que mantém o aparelho bem firme no painel e com a bateria carregada.

Se tudo estiver bem instalado, várias informações aparecem na tela do celular, desde o horário e a temperatura ambiente até o dial do rádio ou o mapa do GPS, tudo com ícones e letras bem legíveis. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.