Novo hatch será apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro de 2017. Terá versão SUV compacto, que também chegará ao Brasil

Nova geração do Volkswagen Polo, que servirá de base para o novo Gol, é testada no deserto do Arizona, EUA
Reprodução/Auto Express
Nova geração do Volkswagen Polo, que servirá de base para o novo Gol, é testada no deserto do Arizona, EUA

A Volkswagen trabalha no desenvolvimento da nova geração do Polo, que será fabricado sobre a nova plataforma MQB 0, uma versão encurtada da atual MQB, usada em modelos como Audi A3 , Golf, entre outros. Será a mesma base da próxima geração do Gol, que deverá ser lançada no Brasil entre o final de 2018 e o início de 2019. E que vai equipar o novo SUV compacto, abaixo do Tiguan , também previsto para ser vendido no mercado brasileiro.

LEIA MAIS: Segredo! Novo Volkswagen Tiguan de 7 lugares é visto antes da estreia

O site ingles Auto Express  flagrou o novo Volkswagen Polo sendo testado no deserto do Arizona, nos Estados Unidos, ainda bastante camuflado, mas deixando à mostra detalhes que deixam claro que se trata de um hatch compacto. Também é possível notar que o novo Polo não ficará muito diferente do atual, pelo menos no que se refere à aparência.

LEIA MAIS: Volkswagen pode tirar Fusca de linha em 2018

Sabe-se que  com a nova plataforma, o Polo ficará um pouco mais espaçoso que o vendido atualmente (por causa da maior distância entre-eixos) e também um pouco mais leve. Estima-se que perderá entre 70 e 80 kg, o que vai contribuir não apenas com o desempenho, mas também com a redução do consumo e das emissões. Além disso, estima-se que a distância entre-eixos aumentará 90 mm, chegando nos 2,56 metros. 

O adeus ao Polo no Brasil

A  Vokswagen  tirou o Polo de linha no Brasil em maio de 2015. O carro deixou saudade. Com um excelente projeto, mas longe de acompanhar a mesma evolução que recebeu na Europa, o Polo foi sacrificado para atender a nova estruturação da gama de hatches da marca alemã, que contempla  Up!Gol, Fox  e  Golf.

Por uma questão de custo, decidiram deixar o  Fox  mais sofisticado para fazer as vezes do Polo por aqui, onde foi lançado em 2002, inaugurando o segmento de hatch compacto premium no Brasil, do qual hoje fazem parte modelos como  Citroën C3Peugeot 208 , Ford Fiesta , entre outros compactos.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.