Depois do Uno, o subcompacto será o próximo a receber os propulsores da nova família Firefly. Confira mais detalhes

Fiat Mobi com motor de três cilindros roda camuflado. Lançamento deverá ser até o final do ano
Nicolas Tavares/iG
Fiat Mobi com motor de três cilindros roda camuflado. Lançamento deverá ser até o final do ano

Não deu outra. A Fiat escolheu lançar o Uno 2017 nos arredores da fábrica, em Betim (MG) e aumentou as chances dos jornalistas flagrarem alguma novidade camuflada em teste. Pois bem, durante o teste drive, a reportagem de iG Carros acabou fotografando uma unidade do pequeno Mobi , com disfarces, para tentar esconder que se trata da versão do subcompacto com o novo motor 1.0 Firefly.

Sim, pelo menos por enquanto, apenas uma versão do Fiat Mobi terá o novo motor 1.0, o mesmo que agora equipa o Uno 2017, conforme apurou o site Auto Segredos. Portanto, ainda de acordo com a publicação, o atual motor Fire EVO continuará sendo oferecido no Mobi junto com o novo Firefly.

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Além do motor de três cilindros, a nova versão do Mobi, que deverá chegar às lojas até o fim do ano, terá alguns detalhes exclusivos em relação às demais, seguindo mais ou menos a mesma estratégia da Volkswagen quando apresentou, em 2014, o Fox Bluemotion , o primeiro da linha a ter motor de três cilindros. 

Por dentro do novo motor 1.0

O novo motor 1.0 Firefly, de três cilindros, rende 72 cv e 10,4 kgfm de torque com gasolina, números que passam para 77 cv e 10,9 kgfm com apenas etanol no tanque, respectivamente. É feito com bloco de alumínio e duas válvulas por cilindros, o que favorece o torque máximo em baixas rotações, o que acontece a maior parte do tempo pelo caráter urbano do modelo. 

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Além disso, tem as mesmas dimensões de pistões e cilindros que a versão 1.3, de quatro cilindros. Essa concepção permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção

Entre ourtas catacterísticas, a nova família de motores Firefly também tem a maior taxa de compressão da categoria (13,2:1), acima da maioria dos motores com quatro válvulas por cilindro e injeção direta existentes no mercado global.

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