Esta é a Spin, sucessora das minivans Meriva e Zafira

Nova minivan da Chevrolet chega em julho em versões de 5 e 7 lugares equipadas com um inédito motor 1.8

Thiago Vinholes | 3/4/2012 11:01

Foto: João Kleber do Amaral Veja mais fotos

Projeção: Chevrolet Spin

E a General Motors segue a todo vapor com a renovação de sua linha de automóveis para o mercado brasileiro. Um dos próximos lançamentos na fila de espera é a minivan Spin, que, segundo fontes consultadas pelo iG Carros, chega em julho deste ano e substituirá de uma só vez os modelos Meriva e Zafira, que serão descontinuados neste semestre.

O novo carro da Chevrolet terá versões de 5 e 7 lugares no mesmo estilo do Nissan Livina, cuja versão com mais bancos (Grand Livina) tem a carroceria ampliada - internamente, a GM chama o veículo de PM5 e PM7.

Ainda de acordo com nossas fontes, a próxima minivan da GM no Brasil utiliza a mesma plataforma do Cobalt, que por sua vez é uma derivação da base usada no Opel Corsa D (a quarta geração do Corsa, que não veio para o Brasil). Já o nome “Spin”, embora não seja confirmado pela divisão brasileira da montadora, está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em nome da Chevrolet.

O novo carro da GM voltado para famílias será oferecido nas versões LT e LTZ, como os recentes lançamentos da marca no país (vide Cruze e Cobalt). Todavia, uma terceira versão de acesso (talvez LS) também é cogitada pela montadora para atender principalmente clientes frotistas.

Chevrolet Spin
João Kleber do Amaral/iG Carros

Tal como o Nissan Livina, a Chevrolet Spin terá versões para 5 e 7 ocupantes, sendo está com carroceria ampliada

A parte mecânica do veículo, conforme apuramos, ficará a cargo do inédito motor 1.8 8V, uma versão reprojetada do antigo bloco 1.8 litro da Powertrain. O propulsor conta com novos comandos de admissão e escape visando melhores números de consumo de combustível e mais potência, que deve ficar acima dos 130 cv. Complementando o conjunto, a Spin terá opção de câmbio manual de 5 marchas ou automática sequencial com 6 velocidades – é a mesma caixa usada no Cruze.

Em fase final de testes, a minivan é flagrada a todo momento nos arredores de São Caetano do Sul (SP), onde será fabricada. Nesses “passeios”, o modelo foi visto com diferentes níveis de camuflagem, o que nos permitiu, acompanhado de relatos de nossas fontes, elaborar as projeções exclusivas da Spin, que bebe da mesma fonte dos modelos Agile e Cobalt, caracterizados pela grade frontal recordada ao meio e o perfil sem muito arrojo.

Chevrolet Spin
Carlos Pagano/iG Carros

A nova minivan da GM está na fase final de testes já em vias públicas. Modelo será lançado em julho

Os preços da nova minivan Chevrolet, tendo por base os valores dos modelos que substituirá e seus concorrentes, deverão começar acima dos R$ 45.000 chegando a cerca de R$ 65.000 na versão mais equipada, automática e com 7 assentos.

Leia tudo sobre: SpinGMGeneral MotorsChevroletminivanCobaltCruzeLivinaGrand LivinaINPIPM5PM7MerivaZafiralançamentosegredoprojeção

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - maio de 2015

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 10.469
Hyundai HB20 8.848
Ford Ka 8.348
Chevrolet Onix 8.212
Volkswagen Gol 7.988
Fiat Strada 7.354
Fiat Uno 6.860
Renault Sandero 6.621
Volkswagen Fox 5.795
10º Toyota Corolla 5.769
Veja ranking completo