Este é o novo Fiat Palio 2013

Reprojetado por inteiro, hatch estreia no final do ano no Brasil e quer repetir sucesso do novo Uno

Ricardo Meier | 27/7/2011 11:18

Foto: Leonardo Andrade Veja mais fotos

Novo Palio 2013: visual que lembra um mini-Punto

Em 1996, o Palio surgiu com a missão de suceder o Uno e foi o projeto nacional mais ambicioso da Fiat. Só que como carro popular, o Uno não tinha substituto. Em vez disso, o Palio virou uma opção mais equipada e potente de compacto, além de dar origem a uma família de sucesso que inclui o sedã Siena, a perua Palio Weekend e a picape Strada.

Leia também: Fiat lança o novo Palio com preços a partir de R$ 30.990

Desta vez, a Fiat entendeu o recado dado pelo mercado e tratou Uno e Palio como projetos complementares. O primeiro, conhecido pelo código 327, virou um carro “lúdico”, com visual divertido e proposta de agradar a um público misto, tanto é que possui versões urbanas, com toques off-road e também esportivo – mas sem nenhuma virtude nesses aspectos.

Já o novo Palio, que estreia no Brasil no final deste ano, virou o projeto 326 focado em oferecer um veículo mais esportivo, como mostramos nas ilustrações produzidas com exclusividade para o iG Carros. Ao contrário, do Uno, o Palio continuará a ter uma família numerosa, mas com visual personalizado. O novo Siena, por exemplo, terá linhas mais elegantes para emplacar um caráter executivo no modelo.

Punto com 500

Se no novo Uno, a Fiat criou o chamado estilo “rounded square”, ou quadrado arredondado”, no novo Palio, as formas são mais previsíveis. A fonte de inspiração foi o Punto, seu irmão maior. A carroceria será mais longa e esguia e os faróis, de dupla parábola. A frente exibe uma imensa grade inferior semelhante a do Punto Evo europeu, mas com o friso cromado conjugado ao logotipo da marca, característico do 500.

A traseira também segue a receita do Punto, com lanternas verticais, porém, com a base alargada, num resultado bastante agradável. Assim como outros Fiat, ele terá alguns elementos plásticos aplicados à carroceria como o visto no para-choque traseiro. Sinal da maior qualidade do veículo são as maçanetas de puxar, ao contrário das que equipam o Uno.

Já o interior do novo Palio será uma colagem de itens conhecidos do consumidor. O volante terá o miolo circular como o do Uno, mas com comandos satélites nos raios. O painel de instrumentos será semelhante ao de outros carros maiores, com quatro conjuntos circulares. O console central foi pensado de maneira semelhante ao do Uno, com a parte superior destacada e alojando o rádio. Já na parte inferior, o sistema de ar-condicionado no mesmo estilo do irmão menor.

antes
depois

Em compensação, o acabamento será mais cuidadoso. Um exemplo? Os encostos de cabeça serão articulados e não fixos, como observou o blog Autos Segredos em um flagra. O site ainda notou que o painel será bicolor, combinando preto e cinza.

Motores para todos os gostos

Como tem a missão de ligar os modelos Uno e Punto, o Palio precisará de muitas versões. Por isso, é importante oferecer uma gama de motores variada. Ou seja, o Palio terá desde modelos populares até bem potentes – o 1.0 e o 1.4 Evo do Uno e também o motor 1.6 16V E.torQ nas versões mais caras. Os câmbios manuais e Dualogic também seguem em linha. E até uma versão Sporting é cotada (veja como pode ficar).

Embora compartilhem a chamada plataforma, em outras palavras, os componentes principais como suspensão, sistema de direção, motores e transmissão, o Palio promete ser mais espaçoso, um dos problemas da geração atual, e também mais estável e prazeroso de guiar. Tudo isso para enfrentar uma nova série de rivais como o Hyundai i15, Nissan March e o Toyota Etios, além dos concorrentes tradicionais como o Gol e o futuro sucessor do Celta. Pelo que promete o novo Palio, a Fiat está no caminho certo.

Leia tudo sobre: FiatPalio2013Projeto 327hatch compactosegredos

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - setembro de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.907
Fiat Strada 14.225
Chevrolet Onix 13.483
Volkswagen Gol 12.583
Hyundai HB20 9.904
Fiat Siena 9.518
Fiat Uno 8.749
Chevrolet Prisma 8.353
Volkswagen Saveiro 7.780
10º Volkswagen Fox 7.730
Veja ranking completo