Honda Civic híbrido está no Brasil

Montadora importou quatro unidades do carro, mas ainda não revela sua finalidade

Thiago Vinholes | 24/5/2012 10:30

Foto: Honda Veja mais fotos

Honda Civic Hybrid

Pegamos a Honda no pulo! Segundo apurou o iG Carros, a montadora trouxe para o Brasil importado do Japão quatro unidades do Civic Hybrid, a versão híbrida do mesmo Civic à venda no país. Para que serão usados, porém, a marca ainda não divulga. “Ainda não temos informações sobre esses carros”, respondeu a assessoria de imprensa da fabricante.

Os veículos provavelmente serão utilizados para demonstrações ao pessoal da Honda no país e testes de adaptação as vias e condições do Brasil, passo que antevê o lançamento de qualquer automóvel importado.

Galeria de Fotos: Honda Civic Hybrid

Sim, o Civic Hybrid tem chances de chegar ao mercado nacional. A marca japonesa precisa de uma resposta ao Prius, o carro híbrido da Toyota que será lançado no Brasil no segundo semestre de 2012 por cerca de R$ 100.000. Além disso, o público brasileiro também começa a se interessar por automóveis que poluem menos e há também o fator de “imagem da marca” na região, que melhora com um produto deste nível. 

Honda Civic Hybrid
Honda

A grade frontal fechada melhora o fluxo de ar nesta parte do carro, reduzindo o esforço do motor

Se for de fato lançado, o sedã híbrido da Honda não será barato no Brasil. Veículos dessa “espécie” são caros até nos Estados Unidos, que costuma ser mais ameno nos valores de automóveis. Por lá, o modelo sai por US$ 24.000 (cerca de 49.000), uma cifra considerada elevada para os padrões locais. Sendo assim, se o Civic Hybrid beirar a faixa dos R$ 100.000 ou superá-la não fique espantado.

Avaliação: Toyota Prius é o Corolla do futuro

Honda Civic Hybrid
Honda

ao alojar as baterias, o porta-malas do Civic Hybrid perdeu parte de sua capacidade

As especificações do Civic híbrido são as seguintes: ele combina o motor 1.5 16V i-VTEC de 87 cv ao propulsor elétrico de corrente alternada com mais 23 cv e alimentado por um conjunto de baterias de íon de lítio. A potência total dos motores funcionando unidos chega a 110 cv. Já a transmissão é do tipo CVT, com relações de marcha infinitas sem opção de comando sequencial. Segundo informações da Honda americana, o sedã pode percorrer até 19 km por litro de gasolina consumido.

Especial: Híbridos da Honda em missão de reconhecimento no Brasil

Colaboram ainda os sistemas Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas para poupar combustível, e os freios regenerativos, que ajudam na recarga das baterias e dispensam recarga externa. O modelo também difere do Civic comum na questão dos pneus de baixa rolagem e a parte aerodinâmica - o carro possui difusores especiais pela carroceria para gerar menor arrasto. Todo esse pacote de itens e conjunto mecânico também está presente nos modelos Insight e CR-Z, carros que a Honda exibiu no Brasil em 2010 em sua primeira investida em modelos do gênero no país, que pelo visto terá um próximo capítulo.

Leia tudo sobre: HondaCivic HybridCivicsedãhíbridosegredo

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - agosto de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 14.305
Volkswagen Gol 14.198
Fiat Strada 12.849
Fiat Uno 10.922
Chevrolet Onix 10.285
Hyundai HB20 9.074
Ford Fiesta 8.505
Fiat Siena 8.469
Volkswagen Fox 7.480
10º Renault Sandero 7.278
Veja ranking completo