Região dos Cânions de Santa Catarina

Se você é ligado em turismo de aventura, com pegada “light” ou “hardcore”, tem que conhecer o Jeep Renegade  Turbodiesel 2.0 4X4 ! Se prefere um carro familiar urbano, para encarar a buraqueira das nossas ruas com conforto e economia e, de vez em quando, dar umas escapadas para praia ou montanha, de novo: você tem que conhecer o Jeep Renegade Turbodiesel 2.0 4X4 ! Fiz um pouco de tudo isso ao sair de São Paulo e rodar 860km até Urubici , cidade localizada num vale rodeada por montanhas altas, na incrível região dos cânions, em Santa Catarina, a 170km de Floripa. Veja o Mapa . Urubici é um verdadeiro paraíso para quem gosta e precisa estar perto da natureza. As dezenas de cachoeiras, rios e trilhas que cortam as enormes montanhas da região são um convite para desde o eco-turismo light para um casal e família, ou até para os aficionados nos esportes radicais, incluindo canoagem, enduro de motocicleta e bicicleta, trekking, montanhismo, rapel, asa delta, parapente, pesca, cavalgadas, com vários graus de dificuldade.

Passar 11 horas dentro de um carro pode ser uma experiência cansativa, mas no Renegade isso é bastante amenizado, seja pelo bom espaço interno como também pelos vários itens de conforto que ele entrega como o volante multifuncional, ar digital, piloto automático, enorme tela multimídia touch screen de 5 polegadas de uso intuitivo, ajuste de volante de altura e profundidade, aletas para trocas de marcha no volante, câmera de estacionamento traseira com sensor, rack para bagagem no teto e um monte de porta-trecos. O motor diesel, além de ser bem silencioso e mega econômico, entrega 170 cavalos de potencia distribuídos nas 9 marchas do suave cambio automático, mais do que suficiente para você acelerar, ultrapassar e se divertir com a rápida aceleração. Ao chegar em Urubici o Jeep muda de personalidade e se transforma no seu aliado off road, encarando todo tipo de terreno e clima, com muita segurança e robustez, mas mantendo o mesmo conforto.

Você pode passar desde um final de semana até vários dias em Urubici, programas não faltam. Abaixo estão algumas sugestões do que você pode fazer, mas não se limite a isso. Nas dicas de hotéis que listo no final, há alguns que são especializados desde passeios leves de um dia a pé, cavalo e bicicleta, até pequenas expedições de alguns dias envolvendo trekking, escalada e rapel para os aventureiros mais experientes. Vale a pena contatar esses hotéis com antecedência e explorar o que é melhor para você.


1) SERRA DO CORVO BRANCO  - Passeio de carro muito legal, com visuais completamente diferentes do que você esta acostumado. Do centro de Urubici, pegue a SC-370 leste e rode cerca de 30km para chegar ao topo da serra. Veja o mapa . Se o dia estiver ensolarado o único problema que você encontrará é na ultima parte da estrada que é de terra com pedregulhos e possui vários trechos íngremes com curvas fechadas. O Renegade com seu 4X4 nem percebe isso. Se estiver chovendo (o passeio também é muito bonito e vale a pena) a terra vira lama e aí sim o Jeep esta num dos elementos que domina. Com chuva, nem pense em encarar este trecho com um carro com tração apenas nas rodas dianteiras, é sofrimento garantido. Ao chegar no topo da serra você se encontra entre dois paredões de rocha de 90 metros de altura. É uma visão surreal.

Início da Serra do Corvo Branco. Repare nos paredões de 90 metros de altura
André Jalonetsky
Início da Serra do Corvo Branco. Repare nos paredões de 90 metros de altura

Até aqui seu passeio pode ser feito com calma, gastando entre 2 a 3 horas, mas se você tiver tempo, acrescente mais 1 hora desça e suba a serra. Acredite você não vai se arrepender! A paisagem é linda, com montanhas rochosas, cachoeiras e muito verde. Se o tempo estiver húmido e a estrada molhada, todo cuidado na direção é pouco, mas novamente o Jeep ameniza essas situações com seus freios ABS a disco nas 4 rodas, controle eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de monitoramento de pressão de pneus e detecção de pontos cegos. Curtiu a descida? A subida é uma experiência totalmente diferente, outra aventura com boas emoções. Atenção: antes de descer a Serra do Corvo Branco, se informe das condições da estrada. Não é raro estar interditada por queda de pedras e barreiras. Leia os comentários do Tripadvisor . Veja o video: 


2) SERRA DO RIO DO RASTRO  - Passeio de carro imperdível, com um forte traço de aventura! A estrada que desce o Rio do Rastro é considerada uma das mais espetaculares do planeta. Sem exagero. Os 12 km de descida são feitos por mais de 250 curvas, várias de 180 graus, serpenteando a espetacular Serra do Rio do Rio do Rastro, descendo um vale verde no meio de mata Atlântica nativa, com enormes paredões rochosos, abismos de tirar o folêgo e cachoeiras.

A incrível estrada da Serra do Rio do Rastro: mais de 250 curvas, visual de tirar o fôlego!!
Reprodução
A incrível estrada da Serra do Rio do Rastro: mais de 250 curvas, visual de tirar o fôlego!!

Para chegar ao início da serra, saindo de Urubici, pegue a SC-416 sul por 45km e entre a esquerda na SC-390 leste rodando mais 40km. O percurso é todo asfaltado, visual gostoso com vários quiosques pelo caminho.  Veja o mapa . Deste ponto, a 1.460 metros de altura é possível ver quase todo o sinuoso percurso de descida. Se você for descer a serra (e você TEM que descer a serra!) esse é um passeio de um dia inteiro, mas dependendo do seu próximo destino, você pode ir embora de Urubici por este caminho. Se seu destino for Floripa, continue pela SC-390 leste por 80km até Tubarão e pegue a BR-101 norte por 140km. Essa será uma viagem de umas 6 horas. Veja o mapaLeia os comentários do Tripadvisor.  Veja o video:


3) MORRO DA IGREJA / PEDRA FURADA  - Visual sensacional no ponto mais alto da Serra Catarinense, o Morro da Igreja fica a 30km de Urubici, um passeio de 2 a 3 horas. Pegue a SC-390 leste por 13km, vire a direita na Estrada do Morro da Igreja e rode mais 17km. Veja o mapa . Como o trajeto é todo asfaltado, da para curtir bem o lado comportado e confortável do Jeep Renegade. Antes de pegar a estrada, você precisa dar um pulo na sede do Parque Nacional São Joaquim em Urubici e pegar uma autorização gratuita de entrada. Chegando ao topo do morro, a 1.822 metros de altura, se o dia estiver limpo você irá ver até o Oceano atlântico a mais de 100km de distancia! Bem mais perto esta a famosa Pedra Furada, um paredão de rocha com um buraco bem no seu centro com cerca de 30m de circunferência.

No topo do Morro da Igreja pode-se ver a Pedra Furada, um maciço de rocha com uma enorme perfuração no seu centro
André Jalonetsky
No topo do Morro da Igreja pode-se ver a Pedra Furada, um maciço de rocha com uma enorme perfuração no seu centro

Na volta, ainda na estrada do Morro da Igreja, do seu lado direito, de uma parada na Cascata Véu da Noiva, uma queda de 62 metros com a água escorrendo suavemente por um paredão arredondado de pedras. No local há um restaurante, mas se bater uma fome (e mesmo se não bater a forme!), você tem que ir ao  Il Rifugio Café da Montanha . Volte para a estrada e continue descendo em direção a SC-370. Fique atento para a placa do lIl Rigugio ao lado esquero. No topo de um morro, o charmoso e acolhedor café tem um visual lindo, comida muito gostosa, com uma pegada artesanal e orgânica. Não deixe ir!  Leia os comentários do Tripadvisor.




4) CACHOEIRA DO AVENCAL  - Com uma impressionante queda de 100 metros de altura a Cachoeira do Avencal fica há 15 minutos do Centro de Urubici, basta seguir pela avenida principal e continuar pela SC-416.

Cacheira do Avencal, com 100 metros de altura. Para os corajosos há uma tirolesa que passa sobre essa gigantesca garganta
André Jalonetsky
Cacheira do Avencal, com 100 metros de altura. Para os corajosos há uma tirolesa que passa sobre essa gigantesca garganta

Há duas formas de visitar essa cachoeira: 1) a “light”, onde você chega comodamente de carro e curte o visual da parte de cima, podendo fazer uma tirolesa de arrepiar todos os pelos do corpo, e 2) a “heavy” uma caminhada de uma hora até a base da cachoeira, para aventureiros com certa experiência em trekking. A trilha começa logo na saída de Urubici pela SC-416 sul, mas não é bem marcada. Essa caminhada exige algum preparo físico, roupas e calçados adequados. O ideal aqui é contratar um guia e reservar umas 4 horas para esses passeio.  Leia os comentários do Tripadvisor .





5) RIO SETE QUEDAS  - Se você curte um trekking avançado com intenso contato com a natureza, esse passeio é IMPERDIVEL! Do centro de Urubici, Pegue a SC-370 oeste e após 7km de estrada de terra esburacada (agradeço imensamente a suspenção do Jeep) e entre a esquerda na fazenda Sete Quedas. Veja o mapa .

Uma das sete cachoeiras do Rio Sete Quedas. Passeio imperdível para quem curte aventura
André Jalonetsky
Uma das sete cachoeiras do Rio Sete Quedas. Passeio imperdível para quem curte aventura

Esse passeio pode durar de 3 horas a um dia inteiro, (há três pontos de saída antes do final). O resumo da ópera é o seguinte: Você vai entrar no meio de uma floresta nativa e subir o curso de um rio com uma sequencia de 7 cachoeiras. Para fazer isso você precisa estar em forma, saber que vai se molhar bastante, cruzar rios (pela água), andar sobre pedras e subir barrancos com lama. O passeio é lindo e proporciona uma chance de contato intenso com a natureza. Se não estiver muito frio, entre em baixo das cachoeiras! Leve na sua mochila água e alguma comida leve, toalha e roupa extra. Se você não esta acostumado a esse tipo de caminhada, contrate um guia. A volta é bem tranquila, por uma estrada de terra.



6) MORRO DO CAMPESTRE  - Com Renegade 4X4 esse passeio foi simples e dura apenas 1 hora. A 1.380 metros de altura, a vista do topo do morro é muito bonita, mas há um bônus ao se subir até o topo: um curioso paredão de arenito de cerca de 10 metros de altura com algumas fendas, parecidas com a Pedra Furada do Morro da Igreja.

No topo do Morro do Campestre há um paredão de arenito com uma enorme fenda. Visual muito bonito.
André Jalonetsky
No topo do Morro do Campestre há um paredão de arenito com uma enorme fenda. Visual muito bonito.

Se seu carro tiver apenas tração dianteira nem pense em encarar o último trecho íngreme da estradinha de cascalho e bem esburacada, isso pode ser perigoso. Se esse for seu caso, faça isso a pé e acrescente mais uma meia hora dede caminhada ao tempo de sua visita. O Morro do Campestre fica a pouca mais de um quilometro do Rio Sete Quedas, se programe para visitar os dois lugares no mesmo dia. Dica: vá primeiro para o Campestre depois as Sete Quedas.  Veja o mapaLeia os comentários do Tripadvisor .

ONDE FICAR  - Há varios tipos de hospedagem em Urubici e ao seu redor. Selecionei cinco de qualidade superior. Entre no site de cada uma e de uma boa navegada, cada uma tem uma particuliradade.  Rio CanoasPousada Kiriri-EtêCambuim CabanasPousada Pedra PretaPousada Cascata do Avencal . A alta temporada (preços bem mais altos) acontece nos meses de inverno e nos grandes feriados. Se programe com antecedencia, já que todas pousadas são pequenas. 




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.