Subaru Solterra deverá ser um dos modelos da marca japonesa que será feito na nova unidade de produção
Divulgação
Subaru Solterra deverá ser um dos modelos da marca japonesa que será feito na nova unidade de produção

A Subaru anuncia investimento de US$ 1.9 bilhões (em torno de R$ 9.6 bilhões) nos próximos cinco anos para a produção e desenvolvimento de tecnologias relacionadas à produção de baterias e veículos elétricos, com foco no mercado da América do Norte.

A Subaru tem forte presença nos Estados Unidos e já comunicou aos concessionários no país que seu estoque alcançou um nível preocupante de 5 mil unidades, um dos reflexos da crise mundial de semicondutores .

Mas visando mudar esse quadro no futuro , a marca japonesa irá construir uma fábrica para produzir veículos a gasolina e elétricos até 2025 e planejam também uma segunda fábrica, voltada exclusivamente para a produção de veículos elétricos até 2030.

As fabricantes japonesas buscam acelerar a produção e desenvolvimento de veículos elétricos para tentar recuperar terreno perdido para a Tesla , que é a líder no segmento de veículos elétricos atualmente.

De acordo com o CEO da Subaru, Tomomi Nakamura, os veículos produzidos na fábrica exclusiva para automóveis elétricos serão focados para exportação, mas negou dar detalhes da capacidade de produção planejada e se veículos da Toyota serão fabricados na mesma linha de produção.

Vale lembrar que recentemente a Subaru anunciou seu primeiro veículo elétrico, o SUV Solterra , que é desenvolvido em conjunto com a Toyota, porém, a produção será responsabilidade da Toyota, que irá produzir o Solterra junto com o bZ4X, sua versão do veículo.

Essa parceira entre Subaru e Toyota não vem de hoje, em 2008 a Toyota comprou 20% da Fuji Heavy Industries (Hoje Subaru Corp.), dona da Subaru, e em 2011 as duas fabricantes se uniram para produzir o Toyota GT-86, que tem motor e plataforma produzidos pela Subaru. O modelo é vendido até hoje por ambas fabricantes, e na Subaru é chamado de BRZ.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!