Audi até tentou vender uma versão elétrica do R8, mas não teve sucesso
Divulgação/Audi
Audi até tentou vender uma versão elétrica do R8, mas não teve sucesso

O primeiro superesportivo da Audi, o R8 está em sua segunda geração, mas deverá ter sua fabricação encerrada no fim do ano que vem, abrindo espaço para um sucessor, que já se sabe que será elétrico.

O fim do Audi R8 a combustão também marcará a despedida do motor V10 de origem Lamborghini dos carros da Audi. Desenvolvido pela fabricante italiana após ser comprada pelo grupo Volkswagen, o motor equipou os Audi RS6, S6 e S8 , além do esportivo, que também contou com um propulsor V8 de 4.2L na versão de entrada.

A Audi prepara uma edição limitada para marcar a despedida do R8 a combustão, e deverá contar com tração traseira e cerca de 60% das peças vindas da versão de competição do veículo, o R8 LMS .

Em entrevista à revista britânica Autocar, Sebastian Grams, chefe da Audi Sport , afirmou que o R8 e também o TT estão prontos para receberem substitutos 100% elétricos.

Ainda não há informações muito precisas sobre arquitetura ou motorização da futura geração do R8 elétric o, apenas que será o Audi mais rápido já fabricado pela marca das quatro argolas.

Nova geração do Audi R8 deverá ser fabricada sobre a mesma plataforma do elétrico Porsche Taycan
Divulgação
Nova geração do Audi R8 deverá ser fabricada sobre a mesma plataforma do elétrico Porsche Taycan

A mídia britânica especula que o sucessor do R8 , que ainda não se sabe se levará o nome do modelo atual, seja construído na plataforma SSP Sport, em desenvolvimento pela Porsche para substituir a J1, na qual é produzido o Taycan e o Audi e-tron GT .

Essa plataforma vem sendo pensada para SUVs e outros carros de grande porte, mas a Porsche também vem criando outra plataforma, dessa vez menor, visando sucessor elétrico do Cayman , o que para a Audi possibilitaria um sucessor do TT , ou então do R8 .

O sucessor do R8 deverá contar com pelo menos dois motores elétricos, um em cada eixo, já que a tração nas quatro rodas é tradição nos modelos de alto desempenho fabricados pela Audi.

Segundo Grams, independente da plataforma ser originária da Porsche, o carro será tratado como um Audi genuíno, e que terá o mesmo cuidado na produção com elementos construídos a mão como o R8 , para passar a sensação de exclusividade quando comparado ao resto da linha Audi .

Curiosamente, a Audi sempre utilizou o R8 para estudos de uma possível versão elétrica, e o primeiro conceito a carregar o nome “e-tron” na marca, era baseado justamente no R8, ainda em 2009.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!