Não tem crise? GM vai demitir 900 funcionários em São Caetano do Sul

Mesmo sendo líder do setor, marca irá reduzir efetivo responsável pela produção de modelos que vendem menos

Foto: Divulgação
Fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP)

Não importa a marca, todo o mercado está sofrendo com a crise econômica. Mesmo liderando as vendas desde 2015, a General Motors  vai demitir 900 funcionários da fábrica em São Caetano do Sul (SP). De acordo com o sindicato dos metalúrgicos, os demitidos fazem parte do grupo de 2.250 que estão contratos suspensos.

Inicialmente, o plano da montadora era afastar 1,5 mil empregados. No entanto, uma reunião com o sindicato levou a um acordo para reduzir as demissões para 900. Os funcionários restantes continuarão em lay-off até o início de abril. É uma solução temporária, que serve apenas para segurar os metalúrgicos enquanto o sindicato volta a negociar com a GM – a próxima reunião será na quarta-feira (9). A fábrica-matriz já havia perdido cerca de 500 empregados em julho de 2015.

É a segunda demissão que a GM faz desde o início do ano. Em janeiro, a fabricante encerrou o contrato com 520 trabalhadores da fábrica em São José dos Campos (SP). Os cortes são puxados pela queda nas vendas dos modelos que saem desses complexos. São Caetano fabrica Cobalt , Cruze , Montana e Spin , enquanto São José é responsável pelo TrailBlazer e a picape S10 .

Poderia vir mais um problemão para os funcionários da GM. A fábrica em São Caetano deve perder a produção do Cruze para a Argentina. A marca ainda não confirma, mas a investiu US$ 450 milhões no complexo em Rosário para que seja capaz de fabricar a nova geração do sedã. Porém, o espaço será preenchido com o novo carro de entrada da Chevrolet , construído com base no Onix e que irá aposentar o ancião Celta .

De acordo com os dados da Fenabrave, apenas dois carros da Chevrolet não tiveram queda das vendas em fevereiro. O sedã Cobalt , reestilizado em dezembro de 2015, emplacou 1.331 unidades e se aproximou um pouco do Honda  City , líder do segmento com 1.350 veículos vendidos no mês passado. O outro modelo é o Camaro , que contabiliza 53 unidades desde o início do ano. Mesmo o Onix , atualmente o carro mais vendido do país, emplacou 10.326 unidades, 2.624 a menos do que em janeiro.