Volkswagen prepara novo Gol de duas portas
Versão mais em conta deixará de ser a tradicional Special
Como sempre acontece, a Volkswagen deixa para lançar a configuração duas portas do Gol depois que apresenta a de quatro. Mas, de acordo com o que eu apurei, dessa vez, a marca alemã não vai mais oferecer a versão Special, que vinha fazendo parte da linha Gol desde a chegada da segunda geração, em meados dos anos 90, como o herdeiro do Fusca “pé de boi”, aquele que vinha com apenas o mínimo necessário, sem nenhum item de conforto.
Quando chegar ao mercado, provavelmente ainda no primeiro semestre, o renovado Gol de duas portas vai ser vendido na versão Trend, que passa a ser a mais básica da linha. Com o fim do Gol Special , o hatch médio entra em uma nova era, em que começa a ficar com aspecto mais sofisticado, deixando o papel de carro mais barato da marca para o Up! . Na nova geração, prevista para entre o final de 2018 e o início de 2019, essa tendência vai se acentuar, com o o uso da mesma plataforma do Golf (a chamada MQB).
De tão simples, o Gol Special não vinha nem com pintura dos para-choques e nas carcaças dos retrovisores. As rodas eram de aço com pequenas calotas centrais para cobrir os rolamentos das pontas de eixo. As primeiras unidades não contavam nem com conta-giros no quadro de instrumentos, ou qualquer preparação para som.
Gol Rallye também dá adeus
Com o lançamento do Gol 2017 , a Volkswagen também tira o Gol Rallye de linha. Com apelo esportivo, essa versão apareceu em 2005, com suspensão elevada, rodas de liga-leve (que podiam, estranhamente, serem pintadas de branco, como opcional), volante exclusivo, faróis auxiliares de milha e neblina, entre outros itens. O motor era o resistente AP 1.8, já bicombustível, trocado pelo 1.6 no Gol G4 .
Na geração seguinte, além das mudanças no desenho, a versão recebeu pneus de uso misto e herdou os para-choques da Saveiro Cross entre as novidades. E no Gol G6 , o Rallye passou a ter mais outros detalhes, como novas rodas e retrovisores pintados de prateado (chamado de “Chrome Effect” pela VW ). A saída do Gol Rallye se explica pela atual linha de compactos da Volkswagen , que já tem outros dois modelos com apelo aventureiro, o Cross Up! e sofisticado CrossFox .