Volkswagen multada em US$ 2,5 bilhões
A primeira multa da escandalosa fraude VW-diesel saiu.
Após meses de negociações, o governo dos Estados Unidos e a Volkswagen chegaram a um acordo preliminar de compensação aos consumidores americanos envolvidos pelo escândalo dos motores Diesel. Segundo a revista americana Road & Track e o site alemão Die Welt , cada um dos cerca de 500.000 proprietários afetados irá receber US$ 5 mil, ou seja, esta fase da brincadeira vai custar US$ 2,5 bilhões para a VW. Neste acordo preliminar há também a possibilidade da Volkswagen recomprar os carros comprometidos. Nesse caso, o jornal The New York Times de hoje, estima que esse custo atinja os US$ 7 bilhões e que no total, apenas nos Estados Unidos, o valor total, incluindo multas e penalidades, pode alcançar a estratosférica quantia de US$ 18 bilhões!!!. Finalmente, o acordo preliminar também prevê que a VW crie um fundo para promoção de tecnologia automotiva "verde". Os números e datalhes só serão conhecidos em 26 de junho, quando as autoridades tornarem o acordo público.
Esse acordo se limita apenas aos motores Diesel usados pela Volkswagen , os carros da Audi e Porsche, com mortores Diesel TDI V6 de 3 litros que foram fornecidos pela VW e também apresentam o mesmo problema, serão tratados num outro acordo que ainda não foi negociado. Para lembrar:
1) NOVOS MOTORES: Em 2009 a VW lançou uma nova família de motores Diesel. designados como "EA188" e na sequencia o "EA288", ambos de 2 litros. Esses motores foram apresentados como maravilhas da engenharia que combinavam alta potencia, baixo consumo e baixas emissões. Mas isso era uma mentira. As emissões de Oxido de Nitrogênio eram na realidade 40 vezes maiores do que a lei dos EUA permitia.
2) DECISÃO CRIMINOSA: Para diminuir as emissões e colocá-las dentro do limite legal, a fábrica alemã teria que diminuir a potencia do motor ou aumentar seu consumo, algo inaceitável para a alta direção da VW . O que eles decidiram fazer foi inacreditável. Escolheram trilhar um terceiro caminho e cometer um crime de proporções planetárias que atacava diretamente o meio ambiente: instalar um equipamento que enganava os leitores de níveis de poluição, enganava as autoridades e enganava o consumidor.
3) COMO A FRAUDE FUNCIONA? Este equipamento consistia num chip eletrônico e num filtro de oxido de nitrogênio. Quando o software deste sistema “sentia” que o carro estava sendo testado, desviava os gases do motor para o filtro, fazendo com que a leitura das emissões nos equipamentos de medição fossem normais. No dia-a-dia, o software impedia que os gases passassem pelo filtro, resultando em mais potencia e menor consumo para o motor.
4) DESCOBERTA: Em 2015 a fraude foi descoberta. A Volkswagen admitiu que onze milhões de carros com esse sistema fraudulento já haviam sido vendidos em vários países, quinhentos mil nos Estados Unidos. Para piorar, essa falcatrua atingiu também a Audi e a Porsche , já que VW forneceu motores diesel com problemas para ambas montadoras.
5) CARROS ENVOLVIDOS: Segundo a Volkswagen os carros afetados por este esquema criminoso são: Jetta, Jetta Perua, Beetle, Golf, Golf Perua, Passat e Audi A3 . Já a EPA, a poderosa agencia americana de proteção ao meio ambiente, diz que há outros carros com o mesmo sistema fraudulento: o VW Touareg, os Audis A6, A7, A8, Q5 e Q7 e a Porsche Cayenne.
6) CONSEQUENCIAS INICIAIS: O irresponsável presidente da VW Martin Winterkorn pediu demissão, vários executivos seniores foram afastados e a empresa se tornou ré em inúmeros processos judiciais em vários países. As ações da Volkswagen despencaram e a empresa já acumula enormes prejuízos. Apesar das vendas nos EUA terem caido como uma pedra lançada num lago, de acordo com o site autoexpess , as vendas globais da VW cresceram em 2,5 milhões de carros, ou 0,8%, no primeiro trimestre de 2016, comparando com 2015.
Os planos declarados da Volkswagen para ser a maior montadora do mundo em 2016 foram arquivados. Antes dessa historia começar a melhorar ainda vai piorar. Muito.