Novo Hyundai i30 é revelado com motor 1.4 turbo de 140 cv

Terceira geração do Hyundai i30 fica maior e mais rápido. Modelo estreia a nova identidade visual da marca.

O novo Hyundai i30 é apresentado por completo, com imagens oficiais e informações. A terceira geração já aparecia em flagras com frequência na Europa e era esperada apenas para o início de outubro, no Salão de Paris. O hatch médio muda para ser capaz de enfrentar os queridinhos do público, Ford Focus e Volkswagen Golf, ficando mais longo e apostando em novos motores, principalmente o novo 1.4 turbo de 140 cv.

LEIA MAIS: Hyundai HB20S Turbo - Como ser ágil sem gastar muito

Preste um pouco de atenção no design do novo Hyundai i30 . Muitos de seus elementos visuais irão ditar a nova identidade da marca, principalmente a grade frontal, batizada como Cascata por Peter Schreyer, o chefe de design da fabricante. A entrada de ar é levemente curvada perto da área da placa, para dar uma sensação de fluidez. Os faróis inclinados começam em uma linha que sai do topo da grade e vão aumentando sua largura até chegar perto das caixas de rodas.

Algo que chega a atenção é o pouco uso de vincos, elemento muito utilizado pelos hatchbacks médios. É outra tendência da Hyundai, evitando ângulos retos. Só encontramos vincos no porta-malas, formando linhas que partem das lanternas. As luzes de posicionamento saíram do para-choque, ficando logo ao lado do fim da tampa do porta-malas. Até mesmo o vidro traseiro reflete o afastamento da marca das linhas retas, ficando menos inclinado.

LEIA MAIS: Hyundai HB20 recebe aumento nos preços e parte de R$ 41.655

Do lado de dentro há uma cabine que tenta ser mais minimalista. Os botões são pequenos, para dar o máximo de espaço possível sem apelar para colocar todas as opções na central multimídia. Falando nela, a tela sensível ao toque foi posicionada acima da saída de ar, para diminuir o quanto o motorista tem que mover os olhos para observá-la. No painel de instrumentos, há uma pequena tela no centro para o computador de bordo, cercado pelo conta-giros e velocímetro, ambos analógicos.

Era do turbo

A principal versão do Hyundai i30 será equipada com o novo motor 1.4 T-GDI. Ao contrário do motor turbo usado no Brasil, essa unidade conta com injeção direta de combustível. Assim, é capaz de gerar 140 cv e 24,6 kgfm de torque. O modelo de entrada usará o 1.0 turbo de 120 cv e 17,4 kgfm, seguido pelo 1.4 aspirado de 100 cv e 13,6 kgfm. Para a Europa, o i30 terá versões diesel, todas com o 1.6 turbo, mas com três configurações de potência: 95 cv, 110 cv e 133 cv.

A transmissão poderá ser a manual de seis marchas ou a automatizada de sete marchas e dupla embreagem, disponível apenas para os dois modelos a diesel mais potentes ou o 1.4 turbo a gasolina. O i30 N, versão esportiva com motor 2.0 turbo com mais de 360 cv fica para o ano que vem e deve ser nomeada RN30.

LEIA MAIS: Hyundai Tucson recebe novos detalhes no interior

Mexeram em toda a estrutura para equilibrar a capacidade do i30 de oferecer desempenho e conforto. Usa 53% de aço de alta-resistência, o dobro do que era usado na geração passada. Com isso, a rigidez aumentou 22%. Aproveitaram para deixar o hatch crescer, agora medindo 4,34 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 2,65 m de entre-eixos e 1,45 m de altura. Pesa 10 kg a mais do que o anterior, alcançando os 1.316 kg na versão menos equipada. O porta-malas mede 395 litros, ou 1.301 litros com os bancos rebatidos.

No Brasil

É difícil dizer quando o Hyundai i30 deve chegar ao Brasil. Quando foi lançado, o hatch chegou a dominar o segmento. O jogo virou com a segunda geração, que começou a ser vendida com o motor 1.6 do HB20, desagradando muito dos clientes. Um ano depois, mudaram para o 1.8 atual, mas perderam espaço para os novos rivais, como Ford Focus e Volkswagen Golf. Com o segmento em plena queda e o péssimo momento do mercado automotivo, a Hyundai-Caoa deve esperar no mínimo um ano para trazer o hatch ao País.