Nissan termina testes de produção do Kicks nacional, que chega em abril

Fábrica brasileira termina treinamento de montagem do SUV montado em Resende (RJ), que deve chegar às lojas dentro de três meses

Os preparativos para a produção do Nissan Kicks em Resende (RJ) se aproximam do fim, com a finalização das primeiras unidades de teste.
Foto: Divulgação/Nissan
Os preparativos para a produção do Nissan Kicks em Resende (RJ) se aproximam do fim, com a finalização das primeiras unidades de teste.

Promessa da Nissan para 2017, o utilitário esportivo compacto Nissan Kicks teve suas primeiras unidades de testes finalizadas pela produção na fábrica em Resende (RJ). Os primeiros modelos serviram de treinamento e teste de equipamento, e foram motivo de festa no complexo fluminense, com presença de executivos globais da marca. A produção em massa deve começar até março, para chegar às concessionárias em abril.

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Lançado em agosto, pouco antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Nissan Kicks atualmente é produzido no México e está disponível no Brasil em duas versões: A topo de linha SL, por R$ 91.900 (R$ 89.990 na época do lançamento); e a intermediária SV Limited, por R$ 84.900. A configuração S, a mais em conta, ficará para depois, apenas quando a fabricação nacional for iniciada.

O período de testes é de extrema importância para a equipe da fábrica em Resende. “O Nissan Kicks possui uma maior complexidade de montagem ao longo da linha de produção, o que exige um número de operações cerca de 20% superior aos modelos March e Versa , com diferenciais nos componentes eletrônicos, devido à diversidade da tecnologia embarcada no modelo”, explica Marcelo Soares, gerente de montagem da Nissan.

A tecnologia citada por Soares envolve itens como o sistema de visão 360° Around View Monitor, que utiliza quatro câmeras ao redor do carro e que são exibidas na central multimídia. Ao todo, o Kicks passa por 890 operações ao longo da linha de montagem. “Essa etapa confirma a preparação da equipe de Resende para entregar um produto de qualidade elevada ao consumidor brasileiro e futuramente da América Latina”, afirma Sérgio Casillas, diretor de Operações de Manufatura.

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Sob o capô do Kicks sempre estará o motor 1.6 aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm, tanto com etanol quanto com gasolina. As versões disponíveis nas lojas são equipadas com a transmissão Xtronic CVT, pois o câmbio manual será oferecido apenas no modelo de entrada. As configurações com CVT tem um rendimento de 13,7 km/l na estrada e 9,6 km/l na cidade, com gasolina no tanque. Com etanol, o consumo é de 11,4 km/l no ciclo rodoviário e 8,1 km/l no ciclo urbano. Os dados são do sistema de etiquetagem do Inmetro-Conpet.

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Segmento disputado

Enquanto a fábrica em Resende não começa a produção em massa, a fabricante observa o segmento dos utilitários compactos ficar cada vez mais agitado, com a chegada de mais rivais para o Nissan Kicks. A Hyundai já iniciou as vendas do Creta , SUV inédito que é produzido em Piracicaba (SP). Outros foram renovados, como o Chevrolet Tracker , com novo design e motor 1.4 turbo do Cruze . Ainda neste semestre veremos o Ford EcoSport reestilizado, correndo atrás do prejuízo. Até os líderes irão se mexer. O Jeep Renegade recebeu melhorias no motor 1.8 flex e o Honda HR-V terá uma nova versão topo de linha, chamada Touring.