Hyundai trabalha em picape média para mercado global

Executivo da Hyundai confirma criação de nova picape para 2020. Brasil ficará com versão baseada no Creta STC, mostrada no Salão do Automóvel

Apresentado em 2015, o protótipo Hyundai Santa Cruz é considerado 'urbano demais' para uma picape de verdade
Foto: Divulgação
Apresentado em 2015, o protótipo Hyundai Santa Cruz é considerado 'urbano demais' para uma picape de verdade

Muito antes da Hyundai mostrar seu conceito Creta STC, a marca já ensaiava o desenvolvimento de uma picape. O protótipo Santa Cruz, apresentado no Salão de Detroit de 2015, antecipa uma caminhonete de 1 tonelada, no mesmo tamanho que Chevrolet S10 e Ford Ranger. Ficou no limbo desde então e só agora seu desenvolvimento foi iniciado, embora só deva chegar às concessionárias em 2020.

Em entrevista ao site CarAdvice , o chefe de operações da Hyundai Austrália, Scott Grant, revelou que a matriz só deu o sinal verde para o desenvolvimento de uma picape nos últimos meses. Embora o conceito Hyundai Santa Cruz tenha antecipado uma caminhonete mais voltada para o conforto, o modelo de produção será robusto e com versões de cabine simples e dupla, com tração 4x2 e 4x4.

LEIA MAIS: Hyundai Creta 2.0 Prestige é masi esportivo que utilitário. Confira o teste

A demora foi causada pela dificuldade em convencer a matriz a entrar neste segmento. “Eles estão nos ouvindo e, há cinco anos, nos disseram que estavam ocupados com outras coisas. Nos últimos dois anos, disseram que estavam recebendo a mesma demanda de outros mercados e que o projeto agora seguiria em frente”, disse o executivo. A Austrália é um dos países em que as picapes fazem muito sucesso.

Com o interesse da Hyundai, Grant foi esperto e disse de cara o que deveriam fazer. “Nós pedimos a linha inteira: 4x2, 4x4, cabine simples, cabine estendida, cabine dupla, e uma série de combinações. Se iremos fazê-lo, faremos direito e criaremos um bom produto. Quem sabe, usando a base dessa estrutura, podemos até fazer um SUV mais alto, por exemplo”, explica o chefão da Hyundai Austrália, já demonstrando interesse em um utilitário que concorra com Chevrolet TrailBlazer e Ford Everest .

LEIA MAIS: Hyundai New Tucson quer brigar com Audi Q3 por R$ 138.900

Picape do Creta

Foto: Nicolas Tavares/iG Carros
O protótipo Hyundai Creta STC foi uma das surpresas do Salão do Automóvel de 2016.

Enquanto essa nova picape só deve dar as caras em 2020, a Hyundai Brasil trabalha em um modelo nacional, baseado no protótipo Creta STC . Uma das estrelas no estande da marca no Salão do Automóvel de 2016, a caminhonete conceitual tem comprimento parecido com o da Renault Duster Oroch . São 4,65 m para o conceito, contra 4,69 da picape da Renault. A Fiat Toro é bem maior, com 4,91 m.

A expectativa é que a versão de produção da Creta STC seja apresentada no Salão de 2018, quando também deverá estar prestes a chegar ao mercado a picape da Volkswagen fabricada sobre a mesma base da nova geração do Gol. Trata-se de um modelo maior que a Saveiro, do mesmo porte de Toro , Oroch e Creta STC

Foto: Nicolas Tavares/iG Carros
Hyundai Creta STC