Renault Kwid chega ao Brasil em agosto a partir de R$ 29.990

Novo hatch compacto chegará como modelo de entrada da fabricante, no lugar do Clio, mas com maior apelo de vendas. Saiba detalhes

Renault Kwid finalmente é apresentado na versão de produção, no Salão de Buenos Aires, na Argentina
Foto: Nicolas Tavares/iG
Renault Kwid finalmente é apresentado na versão de produção, no Salão de Buenos Aires, na Argentina

Após muita espera, finalmente o Renault Kwid ganha uma data para chegar às lojas. A fabricante revelou durante o Salão de Buenos Aires (Argentina), que o seu “SUV de entrada” estará nas concessionárias em agosto. Será vendido em três versões, por R$ 29.990 (Life), R$ 34.990 (Zen) e R$ 39.990 (Intense + Pack Connect). O compacto pode ser pré-encomendado no site da fabricante, mediante um pagamento de R$ 1.000, recebendo a primeira revisão gratuita e cinco anos de garantia para quem fizer o financiamento pelo banco Renault.

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O apelo do Renault Kwid está em sua veia aventureira. É um hatch mais alto, com 18 cm de altura em relação ao solo, o mesmo que alguns SUVs e crossovers. Mede apenas 3,68 metros de comprimento, com 2,42 m de entre-eixos. Tem 290 litros de porta-malas, que a Renault diz ser o maior da categoria (quando comparado com os subcompactos). A primeira impressão, ao entrar nos bancos traseiros, é de que há um bom espaço para adultos, embora possa ficar apertado caso os passageiros sejam altos.

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A versão topo de linha Intense vem com rodas de liga leve pintadas de cinza grafite, entre outros detalhes

Seu motor é o 1.0 SCe, de três cilindros, que deveria ser mesmo que equipa Logan e Sandero. Porém, essa versão é mais simples, sem duplo comando de válvulas variável. Desta forma, gera 70 cv e 9,8 kgfm de torque, com etanol. Segundo a fabricante, faz 15,2 km/l com gasolina, na cidade. Por enquanto, só terá o câmbio manual de cinco marchas – estudam o automatizado Easy-R, mas ainda não está definido. Já o motor 0.9 utilizado na Índia está descartado. O modelo brasileiro é mais pesado do que o indiano.

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Painel é bastante simples, mas com desenho harmonioso e central multimídia

Por esse preço, não poderíamos esperar um carro muito equipado. Na versão Life, por R$ 29.990, o Kwid contará somente com os quatro airbags (laterais e frontais), ISOFIX, predisposição para rádio, rodas de 14” e indicador de troca de marcha.  A versão acima, Zen, custa R$ 34.990 e adiciona direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros, além do opcional rádio com Bluetooth e USB  (por mais R$ 400).

O modelo topo de linha é o Intense, por R$ 39.990, com retrovisores elétricos, faróis de neblina cromados, central multimídia Media Nav 2.0, câmera de ré, abertura elétrica do porta-malas, rodas de liga leve e chave canivete. Haverá uma quarta versão, de apelo aventureiro, prevista para o ano que vem e com o nome de Outsider.

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Mais seguro

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Entre os novos itens de segurança que foram incluídos no Kwid nacional estão os airbags laterais

Após o desastroso teste de colisão do Renault Kwid indiano feito pelo Euro NCAP, a filial brasileira tratou de mexer no projeto. Reforçaram a estrutura, principalmente nas laterais (uma resposta ao caso do Chevrolet Onix no Latin NCAP). Usa chapas de aço de alta resistência, ganhou a ancoragem ISOFIX e até o banco pesa 9 kg a mais.

Não divulgaram qualquer dado ou vídeo sobre o quão seguro ficou mas, se usaram a estrutura do Captur como exemplo, o Renault Kwid deve ter tirado uma boa nota no crash-test, visto que o SUV compacto recebeu quatro estrelas no último teste do Latin NCAP.

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