Chevrolet Colorado é o veículo militar mais silencioso do mundo

Com motor movido a células de hidrogênio, modelo garante discrição em aproximações táticas. Confira o vídeo abaixo.

Chevrolet Colorado e células de hidrogênio: a nova aposta do exército americano já está em ação nos treinamentos da tropa
Foto: Divulgação
Chevrolet Colorado e células de hidrogênio: a nova aposta do exército americano já está em ação nos treinamentos da tropa

O exército americano está testando uma unidade da picape Chevrolet Colorado que promete ser o veículo militar mais silencioso do mundo. Pouco foi revelado sobre o modelo, mas sabemos que motor é movido a células de hidrogênio. Nos Estados Unidos, a Colorado corresponde à S10 vendida por aqui no segmento de picapes médias.

LEIA MAIS: Ford mostra primeira picape de polícia feita para perseguição. Veja detalhes

O diretor do departamento de pesquisas automotivas do exército americano, Paul Rogers, diz que o uso de células de hidrogênio pode expandir as possibilidades para as forças armadas, uma vez que permite um comportamento mais silencioso, econômico e bom desempenho. Além das vantagens na locomoção, a Chevrolet Colorado movida a células de hidrogênio produz água pura para os soldados.

LEIA MAIS: Chevrolet S10 2018 diesel fica mais confortável e econômica


Apesar do hidrogênio ser o elemento mais abundante do universo, não é tão simples de ser extraído e armazenado com segurança. Tal combustível pode ser produzido de diversas formas, incluindo gás natural e energia solar para produzir hidrogênio diretamente da água através de eletrólise. Para o governo americano, a conta fica ainda mais econômica uma vez que seus soldados podem produzir combustível durante a operação, ao invés de transportar uma grande quantidade de gasolina.

Como funciona?

O novo combustível combina hidrogênio e oxigênio para produzir corrente elétrica, tendo água e calor como subprodutos.  E a tecnologia não está restrita aos grandes institutos de pesquisa do exército: Em 2015, a Toyota lançou o Mirai,  primeiro carro comercial movido por eletricidade proveniente de células de hidrogênio, e teve um bom número de vendas entre os mais preocupados com o meio-ambiente. À medida que o petróleo se torna cada vez mais escasso no planeta, as células de combustível parecem traçar o caminho para o futuro.  Aviões e foguetes também já brincam com a nova tecnologia nos últimos anos. 

LEIA MAIS: Volkswagen confirma chegada de dois SUVs inéditos e picape

Em abril, a GM já testava um protótipo da Chevrolet ZH2 com uma unidade similar do motor a célula de hidrogênio. O modelo tinha autonomia de 320 km. A Chevrolet Colorado é feita na plataforma GMT355, compartilhada com as irmãs GMC Canyon e Isuzu D-Max. Ela pode ser encontrada com motor 2.8, de quatro cilindros, que desenvolve 175 cv de potência, e também no 3.5 litros, de cinco cilindros, com 220 cv.