Ford Edge aposta em conjunto tecnológico na briga com SUVs de luxo

Com motor 3.5 V6, de 284 cv, Ford Edge está no pareo para conquistar clientes potenciais de Land Rover, Volvo, entre outras marcas premium

Ford Edge é o SUV topo de linha da marca no Brasil, com dianteira imponente e uma série de detalhes arrojados
Foto: Divugação
Ford Edge é o SUV topo de linha da marca no Brasil, com dianteira imponente e uma série de detalhes arrojados

Por uma questão de estratégia de mercado,  a Ford trouxe ao Brasil apenas a versão mais equipada do SUV Edge, fabricado no Canadá. Por aqui, o Ford Edge é vendido apenas na configuração com motor V6 3.5 Duratec, de 284 cv de potência, que funciona com câmbio automático, de seis marchas, e tração integral, recurso que ajuda a manter boa estabilidade nas curvas e passa a ser útil para enfrentar trechos escorregadios, ou fora do asfalto.

LEIA MAIS: Ford Ecosport chega às lojas a partir de R$ 73.990

O objetivo da Ford é claro: mirar nos consumidores do Range Rover Evoque, Audi Q5 e BMW X3. E o preço é competitivo em relação aos rivais, caso você esteja disposto a desembolsar R$ 236.100 pelo Ford Edge . Opcionais? Apenas teto solar panorâmico e kit DVD por até 246.100. A conectividade é proporcionada pelo sistema Sync, que aposta na tela de 8” sensível ao toque e controles de áudio no volante que permitem controlar as funções de navegação, áudio, telefone e climatização sem tirar as mãos do volante. O condutor ainda conta com Sistema de Estacionamento Automático (estaciona o carro sozinho, bastando o motorista controlar o movimento do carro no pedal do freio) e abertura inteligente do porta-malas com sensor de presença (o que é útil, caso as mãos estejam ocupadas com bagagem).

LEIA MAIS: Ford Fiesta chega renovado no fim do ano

O design externo do Ford Edge segue o que a marca americana vem adotando em sua linha global nos últimos anos. A grade dianteira hexagonal lembra muito a Ranger, e dá um caráter robusto e aventureiro ao SUV, mesmo que ele não negue em momento algum que veio para o asfalto. A traseira, com lanternas estreitas e esticadas, segue o mesmo estilo do sedã  Fusion, sedã que é fabricado sobre a mesma plataforma do Edge.

Mecânica refinada

O motor importado bebe apenas gasolina, e aparenta ser suficiente para ultrapassagens ao empurrar o utilitário esportivo de luxo. Se precisar de mais esportividade, isso pode ser contornado com as trocas manuais nas hastes atrás do volante, quando o motorista passa a assumir o controle, permitindo ouvir o ronco do V6 em rotações mais altas.

LEIA MAIS: Ford Fiesta ganha versões EcoBoost e Powershift mais em conta

Conforto não falta com um bom acerto na suspensão. A boa estabilidade garante um trajeto tranquilo, e sistemas assistenciais indicam quando o motorista está saindo de sua faixa. É claro, a fabricante americana tem a missão de fazer consumidores de marcas premium fiquem satisfeitos, mas o Ford Edge mostra que é capaz de ter os  atributos necessários para isso.