Ford Fusion Hybrid: sedã de luxo, mas com economia de carro pequeno

Versão híbrida esbanja conforto e pode fazer até 16,8 km/l na estrada, de acordo com as medições do Inmetro

Ford Fusion 2017: versão híbrida consegue ser bastante eficiente quando o assunto é eficiência energética
Foto: Divulgação
Ford Fusion 2017: versão híbrida consegue ser bastante eficiente quando o assunto é eficiência energética

Um dos poucos carros híbridos à venda no Brasil, o Ford Fusion oferece o requinte de um modelo de luxo e a economia de um compacto. Para fazer gastar pouco um sedã de quase 5 metros de comprimento e que pesa 1.670 kg foi preciso empregar bastante tecnologia. Para começar, o motor a combustão é do tipo Atkinson, que retarda o fechamento das válvulas de admissão, gerando  menos pressão dentro do cilindro a ser vencida pelo movimento de subida do pistão, ajudando a economizar.

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Além disso, para tornar o interior do Ford Fusion bem silencioso, existe um sistema que procura anular as frequências sonoras indesejáveis do motor. Entretanto, nota-se claramente os quatro cilindros funcionando ao pisar um pouco mais forte no acelerador ou quando o nível de carga da bateria chega num patamar abaixo do ideal. De qualquer forma, consegue-se usar o apenas o motor elétrico no trânsito urbano a maior parte do tempo.

Para estimular o motorista a dirigir com o máximo de economia possível, tudo é monitorado electronicamente e os resultados são mostrados em gráficos em uma das telas de 4,2” no quadro de instrumentos. E quanto mais econômico você for, mais folhas verdes aparecem em um dos menus disponíveis. Procurando bater recorde de economia, conseguimos atingir o máximo de 16,4 km/l na cidade e uma média de 13,2 km/l no final do teste, apenas em trechos urbanos, conforme o que mostrou o computador de bordo. De acordo com os dados do Inmetro, o carro faz 15,1 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada.  

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São bons números, ainda mais considerando o tamanho do carro. Mágica? Não, há vários detalhes que acabam contribuindo para isso junto com a ajuda de um motorista disciplinado. Um deles é o câmbio CVT controlado eletrônicamente e que também funciona como motor de arranque, de acordo com o supervisor de engenharia da Ford para a América do Sul, Roberto Garabosky. Aliás, para poupar o máximo de energia, o 2.0 não tem nenhum apêndice ligado por correia e, portanto, que dependa da força do motor para funcionar. Itens como bomba d’ água e compressor do ar-condicionado funcionam com motores elétricos independentes.

Mais tecnologia em nome da eficiência

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Motorista pode monitorar o nível de eficiência do sistema híbrido pelo quadro de instrumentos

Para carregar as baterias, o carro usa o calor dos freios e quando o sedã estiver em descidas. Por isso,  frenagens suaves, que usam o máximo da energia do movimento do carro, contribuem com o carregamento. E para tornar a condução mais cômoda, pode-se acionar o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, que mantém uma distância constante do carro da frente, com radar e câmera. Se aparecer algum obstáculo inesperado pelo caminho, existe um detector que pode até frear o carro em caso de emergência, contanto que o velocímetro esteja abaixo de 80 km/h.

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Além disso, existem mais duas funções que contribuem com a diminuição do consumo: a assistência de descida e o botão Eco Select , que torna as acelerações mais suaves, mesmo que você tente cometer o pecado de afundar o pé no acelerador. De acordo com o a Ford , com a soma das potência dos dois motores (elétrico e a combustão), o Fusion Hybrid chega nos 190 cv.  

No interior, o Ford Fusion Hybrid é bem confortável, com acabamento caprichado e uma lista de equipamentos que inclui o novo sistema multimídia Sync 3, como tela sensível ao toque, de 8 polegadas, de alta resolução, e o som da Sony, com 12 alto-falantes. Há também detector de pontos cegos nos retrovisores, hastes no volante revestido e couro para trocas sequenciais do câmbio e assistência para estacionar de segunda geração, capaz de acionar a direção sozinha para encaixar o sedã em vagas para estacionar.