GM poderá fabricar nova picape rival da Fiat Toro na Argentina

Ao contrário do que se imaginava, novo modelo a ser montado no país vizinho não será o SUV Equinox, que virá do México

Chevrolet Colorado ZH2: protótipo deverá servir de inspiração para a nova picape que será montada na Argentina
Foto: Divulgação
Chevrolet Colorado ZH2: protótipo deverá servir de inspiração para a nova picape que será montada na Argentina

A GM confirma a produção de um modelo inédito em Santa Fe, na Argentina. Ainda não foi dito oficialmente qual será o novo  carro da Chevrolet, apenas que terá “alto valor agregado por razões lógicas de comércio exterior com o Brasil”, de acordo com o que o presidente da GM Argentina e Brasil, Carlos Zarlenga, disse ao jornal argentino Clarin. Pensou-se que a hipótese mais provável seria do SUV Equinox, que começa a chegar ao mercado brasileiro vindo do México, já a partir desta semana, que termina no próximo dia 20. Porém, chegou a informação de que o novo modelo terá uma arquitetura diferente do Cruze, o que descarta o Equinox.

LEIA MAIS: Fiat Toro 1.8 enfrenta a Renault Oroch 1.6. Qual das suas picapes vence?

Com isso, acredita-se que o investimento de US$ 500 milhões na Argentina seja voltado para a fabricação de uma picape inédita de porte intermediário entre a Chevrolet S10 e a Montana, para brigar com Fiat Toro, Renault Oroch e o novo modelo da Volkswagen que será feito sobre a mesma base do Polo. Portanto, chega a vez de aumentar a briga nesse novo segmento de utilitários, do qual também poderá fazer parte a Hyundai Creta STC que chegou a ser apresentado como modelo conceitual, no Salão do Automóvel, em São Paulo, há um ano. 

Foto: Divulgação
Desenho arrojado será um dos pontos marcantes do novo utilitário da GM

 Uma pista do que poderá ser a nova picape da GM é o protótipo Colorado ZH2, que foi mostrado como um dos novos veículos militares dos Estados Unidos, movido a célula de hidrogênio. Tem autonomia de 320 quilômetros e é montada sobre a plataforma GMT355, a mesma dos modelos GMC Canyon e Isuzu D-Max. Na versão a ser feita em série na Argentina, um dos motores que a picape poderá receber é o 1.4 turbo que equipa atualmente o Cruze feito no país vizinho, onde também deverá ser feito um novo SUV para entrar no lugar do Tracker.

LEIA MAIS: Fiat Toro 2018 é atualizada e perde o tanquinho da partida a frio

Segmento que tem futuro

Foto: Nicolas Tavares/iG Carros
Hyundai Creta STC foi mostrado como protótipo no Salão do Automóvel e poderá ser feito em série no Brasil

 Além da nova picape que a GM deverá montar na Argentina, os modelos Fiat Toro e Renault Oroch terão como rivais outros modelos de um segmento que promete aumentar nos próximos anos. Na lista das novidades está incluída a picape que ficará entre a Saveiro e a Amarok, feito sobre a mesma plataforma do Polo montado atualmente em São Bernardo do Campo (SP). Assim como o utilitário da GM, o Volkswagen também vai ter uma versão SUV compacto para entrar no pareo com Hyundai Creta, Honda HR-V Jeep Renegade e companhia.

LEIA MAIS: Renault lança versão mais simples da picape Oroch, voltada para trabalho

Outra picape intermediária que está sendo cotada a ser lançada nos próximos anos e concorrer com o novo modelo da Chevrolet é a Hyundai Creta STC, que deverá sair da fase de protótipo. Para isso, porém, a marca coreana terá que expandir sua fábrica em Piracicaba (SP), uma vez que a maior parte da produção (que opera no limite de capacidade) está sendo voltada para o Creta.