Toyota Camry confirma que novo Camry chegará ao Brasil no início de 2018

Sedã de luxo aposta em novo motor V6, de 310 cv de potência. Será lançado no primeiro trimestre do ano que vem

Toyota Camry: nova geração do sedã feito sobre a nova plataforma TNGA ficou mais leve e esportiva que a anterior
Foto: Divulgação
Toyota Camry: nova geração do sedã feito sobre a nova plataforma TNGA ficou mais leve e esportiva que a anterior

Eis a nova geração do Toyota Camry, que chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2018 por R$ 189.990. Dessa vez, a marca optou por melhorias significativas tanto no pacote conforto quanto desempenho. Oferecida na versão única XLE, a oitava geração do sedã de luxo é fabricada sobre a nova plataforma modular da Toyota, TNGA.

LEIA MAIS: Aceleramos a nova geração do Ford Mustang que chega ao Brasil em 2018

De acordo com a marca, o time de design apostou em linhas mais esportivas e arrojadas, com faróis com lâmpadas de xenônio e nova grade frontal. Em relação ao principal rival, Honda Accord EX V6, o Toyota Camry é mais ousado em sua proposta estilística. As linhas estão mais destacadas, com para-lamas largos e capô baixo. Destaque também para as rodas de liga leve aro 18 e a nova gama de cores externas: branco lunar, prata lumina, marrom grafite, e vermelho emoção. Prata, preto e azul noturno continuam integrando o portfólio da marca.

O Camry ganhou novo sistema multimídia, de oito polegadas, com DVD player e todas as conectividades básicas. Há também aplicativo de navegação e GPS. Entre os itens de conforto e conveniência, há ajustes elétricos de altura e profundidade do volante multifuncional com controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo. O banco do passageiro também vem com ajustes elétricos. Aos ocupantes do banco traseiro, há um novo painel de controle touch para acesso e regulagem de clima, áudio, reclinação de encosto por meio de regulagem elétrica e acionamento das cortinas elétricas de privacidade traseira.

LEIA MAIS: Volkswagen Jetta da nova geração aparece em esboço. Chega ao Brasil em 2018

O coração deste sedã de luxo é um V6, 3.5, de 310 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Para se ter uma ideia, são 30 cv a mais que o Honda Accord EX V6. O câmbio é sempre automático, de oito marchas. O Camry ganhou um novo sistema de variação de fase para admissão, que favorece o torque em altas velocidades. De acordo com o Inmetro, o consumo está na casa dos 8,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. A suspensão, McPherson na dianteira e Double Wishbone na traseira, também foi adaptada para favorecer a estabilidade. De acordo com a Toyota, ambas utilizam amortecedores ajustados para proporcionar equilíbrio entre força e manipulação dinâmica.

Sedãs de luxo no Brasil

Foto: Divulgação/Ford
Ford Fusion: líder absoluto do segmento de sedãs médios grandes no Brasil tem versão 2.5 flex, de quatro cilindros

O segmento de sedãs de luxo no Brasil se transformou em um nicho para poucos competidores. Apenas Toyota Camry, Honda Accord, Ford Fusion e Volkswagen Passat são vendidos atualmente, e acabam esbarrando em preços com os sedãs médios premium. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automtores), o destaque do segmento fica na conta do Ford Fusion, que vendeu 3.917 unidades entre janeiro e novembro de 2017. Em seguida, surge o Volkswagen Passat, com apenas 479 unidades acumuladas. A situação do Honda Accord também é complicada, com 114 emplacamentos ao longo do ano.

LEIA MAIS: Chevrolet Cruze volta a ser destaque entre os hatches médios em novembro

O Toyota Camry não aparece no ranking final da Fenabrave. Fica mais que evidente que o Ford Fusion tem uma imposição brutal sobre seu segmento. O sedã custa R$ 119.990, e fica na frente da concorrência graças às versões mais em conta, com motor 2.5 Flex. Honda, Toyota e Volkswagen continuam  interpretando sedãs de luxo como carros de nicho.