Confira dicas de especialista para cuidar da pintura do carro no inverno

Por conta do clima mais seco e frio, os efeitos dos danos à pintura do carro podem ser mais acentuados se não receberem uma atenção especial

Estado de conservação não só é um 'cartão postal' do dono, como também é definitivo para a saúde da pintura do carro
Foto: Divulgação
Estado de conservação não só é um 'cartão postal' do dono, como também é definitivo para a saúde da pintura do carro

Os apaixonados por automóveis, ou pelo seu próprio, devem se atentar a detalhes na pintura do carro nessa época mais fria e seca do ano. Isso porque os efeitos dos danos à ela, em alguns aspectos, se acentuam em relação aos dias mais quentes e úmidos, uma vez que propiciam o acúmulo de sujeira e manchas na pintura.

LEIA MAIS: Veja 5 cuidados com carro que vão evitar prejuízo no curto prazo

Assim, quanto aos métodos corretos de lavagem, secagem e outros cuidados, o gerente técnico do Laboratório de Repintura da PPG Brasil, Ricardo Vettorazzi, dá dicas de como deixar a pintura do carro bonita e preservada. Confira a seguir os detalhes:

Lavagem

Foto: Divulgação
Cuidado com o procedimento de lavagem, que pode agredir a pintura do carro

“Ao realizar a lavagem em casa, use um sabão de pH neutro. Não utilize gasolina, álcool ou outros solventes na superfície pintada”, alerta Vettorazzi. No caso de eventual queda do sabão na carroceria é importante lavar a área afetada imediatamente com água. Também é importante secar o carro para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas na pintura.

Já para o uso de lavagens a seco, precisa ser analisado o nível de sujeira e contaminantes acumulados na pintura do veículo. Para lavagens a seco em carros muito sujos, o recomendado é que seja realizado por profissionais especializados, pois utilizar acessórios automotivos adequados nesse processo é fundamental para evitar micro riscos na pintura.

LEIA MAIS: Veja 5 problemas no carro que podem aparecer de repente e dar prejuízo

Outro cuidado relevante é evitar a utilização de métodos automáticos, caso o veículo esteja recém-pintado. É recomendável recorrer a este tipo de lavagens somente 30 dias após o serviço. A mesma lógica vale para a aplicação de cera, mas neste caso depois de 90 dias.

Componentes utilizados

Foto: Divulgação
Cuidado com componentes presentes em alguns produtos, bem como a forma que irá aplicá-los

Produtos que utilizam água como base e os de alto sólidos garantem uma durabilidade superior aos convencionais de mercado. O especialista afirma que o conhecimento do profissional na preparação e aplicação dos produtos é essencial. O ideal é que ele seja qualificado para fazer o melhor uso de um produto com desempenho superior. Boas práticas e conservação da limpeza do ambiente também contribuem para a prolongação da vida-útil da pintura ou repintura.

Menos também é mais

Foto: Divulgação
Cuidado com o excesso de polimentos e até aplicação dos produtos. O verniz pode enfraquecer e expor a pintura do carro

Ainda sobre a vida-útil da pintura e repintura, Vettorazzi lembra que não exagerar nas lavagens e polimentos preserva muito mais a cor. Segundo ele, a frequência de ambos não ajuda tanto na conservação da pintura ou repintura, quanto se imagina. Isso vale para veículos de todas as cores, inclusive os brancos.

“Apesar de as tecnologias de aplicação original serem iguais, a montadora varia a cor do carro, utilizando o mesmo verniz como camada de proteção final da cor, o que nem sempre assegura sua durabilidade”, explica o especialista.

LEIA MAIS: Confira 5 itens que desvalorizam o carro na hora da revenda

Ele destaca que, caso ocorra algum problema na pintura do veículo, o proprietário deve procurar um profissional qualificado, que fará uma avaliação do reparo que deverá ser feito. Muitas vezes, será necessário fazer um simples polimento. Já em outros, remover a pintura do carro e começar o tratamento na chapa do carro será o mais indicado.