Carros de luxo e superesportivos são destruídos nas Filipinas

Modelos da Porsche, Lamborghini, BMW, entre outros, são esmagados por tratores em ação que faz parte da política de combate ao contrabando

Carros de luxo, superesportivos e motocicletas são destruídos no norte das Filipinas
Foto: Reprodução/Facebook
Carros de luxo, superesportivos e motocicletas são destruídos no norte das Filipinas

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, é motivo de polêmica no mundo pela terceira vez em 2018. Em uma ação promovida na cidade de Santa Ana, no norte do país, o político ordenou a destruição de mais de sessenta carros de luxo e superesportivos contrabandeados. O valor estimado é de R$ 20 milhões, em uma conversão simples.

LEIA MAIS: Veja os 5 carros mais caros já vendidos no Brasil

Duterte esteve presente enquanto tratores passavam por cima de diversos carros de luxo e superesportivos, provenientes de importadoras ilegais. Conhecido por sua política “linha-dura” contra traficantes e contrabandistas, o presidente que já admitiu ter matado uma pessoa atirando-a para fora de seu helicóptero ainda fez um pronunciamento para a multidão que acompanhava o processo. “As Filipinas são um lugar de investimento. Ações ilegais não serão toleradas”, disse Duterte, que já havia ordenado outras duas cerimônias de destruição, em fevereiro e março.

LEIA MAIS: Ainda vale a pena ter carro no Brasil

Evidentemente, o vídeo do trator passando por cima de diversos modelos da Lamborghini, Porsche, BMW, entre outras marcas e até mesmo motocicletas da Harley-Davidson apreendidas pelas autoridades viralizou na internet. Mas o tiro parece ter saído pela culatra, uma vez que as autoridades filipinas se tornaram alvos de duras críticas por parte do público.

Você viu?

LEIA MAIS: Conheça os 5 hatches compactos mais econômicos com câmbio automático

Críticas

Foto: Reproducão/Argentina Autoblog
Ferrari 355 é encontrada em desmanche de peças ilegal está entre os carros de luxo usados contra a lei

Usuários acusam o presidente de “falta de sensatez”, uma vez que o procedimento mais adequado seria leiloar os bens para arrecadar mais dinheiro para o estado. Duterte já havia rebatido esse tipo de argumento no passado, dizendo que seu governo “não lucrará do crime”. A título de comparação, apenas em 2016, o Detran de Santa Catarina arrecadou R$ 16 milhões entre carros e motocicletas apreendidos que voltaram a circular.

LEIA MAIS: Veja 5 tecnologias que podem mudar o mundo dos carros

Apesar dos carros de luxo , um documento publicado pelo Unicef em 2011 aponta que as Filipinas estão localizadas em uma zona sísmica, onde catástrofes naturais são frequentes. E ainda que redução da pobreza e mortalidade infantil tenham sido conquistas recentes, as Filipinas continuam longe de oferecer o padrão de vida ideal para toda sua população.

Fontes: Dailymail Unicef