Lada Niva conceitual adianta mudanças do novo modelo, que surgirá em 2021

Design do conceito conserva a tradição e a robustez, mas traz ares futuristas e novas tecnologias. O modelo de produção usará a plataforma do Duster

Lada Niva conceitual antecipa detalhes que encontraremos na renovação do jipe em 2021
Foto: Divulgação
Lada Niva conceitual antecipa detalhes que encontraremos na renovação do jipe em 2021

O jipe russo Lada Niva, em produção desde 1977 na mesma geração, pode ganhar enfim um sucessor. Com isso, a marca apresenta no Salão de Moscou o 4×4 Vision, conceito que preserva as formas robustas originais ao utilitário nascido na União Soviética. Um dos destaques é o recorte das portas, que segue a forma dos para-lamas e disfarça a existência das portas traseiras. Já o teto tem ampla área envidraçada, e as rodas são de 21 polegadas.

LEIA MAIS: Veja 10 fabricantes que desistiram do Brasil

Por dentro, o Lada Niva do futuro conta com grandes telas no painel, bem como um tom laranja e comando giratório, para o seletor de modos de terreno. Já em relação a algumas especificações técnicas, o conceito tem caixa automática com reduzida e mede 4,2 metros de comprimento. Entretanto, a Lada ainda não informou sobre mecânica, nem se o novo modelo, que entrará em produção em 2021, conservará os atributos futuristas e extravagantes do off-road .

Até hoje, onde é vendido, o carro se parece bastante com os que vieram ao Brasil nos anos 90, mas o novo projeto se baseia na plataforma do Renault Duster. Com isso, o jipe ficará mais moderno, mas ainda de baixo custo, o que vai manter seu apelo aventureiro por um preço acessível.

Você viu?

Lada Niva no Brasil

Foto: Divulgação
Lada Niva no modelo atual da marca, que pouco mudou da época em que era vendido no Brasil

Após a abertura das importações, no Governo Collor, em 1990, várias marcas desembarcaram no Brasil. Referências mundiais em tecnologia, modernidade e qualidade, como a BMW, Daihatsu, Daewoo, Mazda, Alfa Romeo, bem como várias outras fabricantes vieram com novidades que fizeram os carros nacionais se tornarem ultrapassados. Dentro desse contexto, a Lada cativou os brasileiros por seus carros com preços em conta, robustos e confiáveis, mesmo não sendo modernos. Cerca de 70.000 unidades foram vendidas, muitas delas para taxistas.

LEIA MAIS: Jeep Wrangler Moab é lançado nos EUA, com proposta mais aventureira

Foto: Divulgação
Bem característico de um jipe off-road, o interior do Lada Niva está longe de qualquer tecnologia moderna

Os golpes fatais para a marca russa vieram em 1995, quando os impostos sobre carros importados subiu e, mais do que em 1990, os brasileiros já não aceitavam mais o design antiquado dos carros de projeto soviético. Esses fatos foram agravados pela má fama dos carburadores dos soviéticos, que não se davam muito bem com a gasolina brasileira (na época, com 22% de etanol) e pelo péssimo atendimento nas concessionárias que deixava a desejar.

LEIA MAIS: Land Rover Defender da nova geração terá versões elétricas em 2018

Foto: Divulgação
Apesar da marca já contar com modelos completamente modernizados, a essência soviética do Lada Niva fala mais alto

Apesar da modernização do Lada Niva em 2021, os planos da montadora são de, ainda, preservar a essência do jipe que pouco mudou desde o seu primeiro desenvolvimento, em 1977. Entretanto, enquanto a estrutura será da Renault, o motor será o 1.6 moderno que a Nissan já usa em seus carros, reflexo do acordo da marca russa com o grupo Renault-Nissan.