Conheça os 5 SUVs movidos a diesel mais econômicos do Brasil

Categoria fica mais competitiva com a chegada do novo Volvo XC60

Quem tem carro diesel não tem o que reclamar da última greve dos caminhoneiros, que garantiu estabilização no valor deste combustível. O bom consumo, aliado à boa dose força em baixa rotação que este tipo de motor proporciona, é um argumento chave para quem está procurando um veículo diesel. No Brasil, a legislação permite que apenas picapes e utilitários sejam equipados com motores a diesel, seguindo alguns parâmetros, como tração 4x4, entre outros. 

LEIA MAIS: Range Rover Velar estreia novo motor na linha 2019. Confira!

As vendas do novo Volvo XC60 movido a diesel já começaram, mostrando que os modelos estão em alta no mercado. O segmento, infelizmente, não é dos mais acessíveis no Brasil. Por conta disso, listamos os cinco SUVs diesel com os melhores consumos de combustível de suas respectivas categorias. Prepare a carteira, pois alguns são bem salgados.

LEIA MAIS: Conheça 5 SUVs elétricos que chegarão ao mercado a partir de 2020

5 - SsangYong Korando - média de 10 km/l

SsangYong Korando costuma ser esquecido entre as opções de SUVs diesel
Foto: Divulgação
SsangYong Korando costuma ser esquecido entre as opções de SUVs diesel

A SsangYong prepara uma investida de quatro SUVs para o Brasil: os compactos Tivoli e XLV, o médio Korando e o grande Rexton. Difícil mesmo será encontrá-los em uma concessionária, uma vez que a marca ainda está em processo de estabilização no Brasil. Não é segredo para ninguém que o atraso na aprovação do novo regime automotivo Rota 2030 prejudicou os negócios da SsangYong. Perseverante, a marca disponibiliza o Korando como opção ao Jeep Compass, vendido sempre com motorização diesel.

LEIA MAIS: Confira novos detalhes sobre o T-Cross, principal lançamento da VW na década

Ele chega com moral entre os SUVs diesel de sua categoria, entrando para a lista dos cinco modelos mais econômicos do Brasil por R$ 129.990. Seu motor 2.2 turbinado entrega 178 cv de potência e 41,1 kgfm a 1.400 rpm, capazes de proporcionar uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos para o SUV de 1.774 kg. De acordo com o Inmetro, o Korando faz 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, conferindo média de 10 km/l.

LEIA MAIS: Renault Arkana é o novo SUV apresentado na Rússia. E poderá vir ao Brasil!

4 - Jeep Compass Longitude - média de 10,6 km/l

Foto: Caue Lira/iG
Todos os SUVs diesel gostariam de vender como o Jeep Compass. Tiro certeiro da Fiat-Chrysler

Inabalável nas vendas, o Jeep Compass tem um desempenho invejado por todos os seus rivais. Apesar de não se enquadrar no segmento de SUVs compactos - e ser bem mais caro que eles - o Compass ostenta o título de utilitário mais vendido do Brasil com todos os louvores. Tal como o Toyota Corolla em seu segmento, nenhum rival oferece qualquer ameaça ao SUV certeiro da Fiat-Chrysler que sai das concessionárias por R$ 149.990 na versão Longitude Diesel.

LEIA MAIS: JAC T50 completo custa metade do preço dos rivais. Confira!

Entre as versões de sucesso, podemos destacar as que chegam com motorização 2.0 turbodiesel. Ele entrega 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm, proporcionando aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos para o SUV que pesa 1.717 kg. Conforme o Inmetro, o Compass é capaz de aferir 9,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, conferindo consumo médio de 10,6 km/l.

Você viu?

LEIA MAIS: VW Tarek: futuro rival do Compass já aparece nos primeiros regístros no Brasil

3 - Land Rover Discovery Sport HSE - média de 11,2

Foto: Divulgação
Land Rover Discovery Sport topa qualquer desafio entre os SUVs diesel vendidos atualmente no Brasil

O representante da Jaguar Land Rover entre os SUVs com propulsores diesel mais econômicos é o Discovery Sport. O modelo continua sendo líder em sua categoria, mesmo entre os modelos flex. Resta concluir se com a chegada do XC60 diesel, o SUV premium de R$ 289.900 manterá o bom desempenho em vendas ou perderá espaço para o competidor sueco.

LEIA MAIS: Veja 5 dicas de um engenheiro para economizar combustível

Com motorização 2.0 HSE, de 240 cv de potência e 51 kgfm de torque a 1.500 rpm, o SUV de 1.896 kg pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos. De acordo com o Inmetro, o modelo é capaz de aferir 10,3 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, conferindo a boa média de 11,2 km/l.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que você nem lembra que ainda são vendidos no Brasil

2- Mitsubishi Outlander Turbodiesel - média de 12,2 km/l

Foto: Divulgação
Mitsubishi Outlander garantiu um bom resultado entre os SUVs diesel que menos consome combustível

Quem tem R$ 180 mil para desembolsar em um SUV pode ficar confuso entre os gastões Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. O Mitsubishi Outlander Turbodiesel, por outro lado, entra para a lista dos modelos mais econômicos de sua categoria com todos os louvores. Por R$ 181.990, o SUV é uma boa opção entre os modelos médios.

O motor 2.2 turbodiesel é capaz de desenvolver 165 cv de potência a 3.500 rpm e 36,7 kgfm de torque a 1.500 rpm. Mesmo pesando 1.717 kg, o Outlander não é um dos SUVs mais ágeis de sua categoria, acelerando de 0 a 100 km/h em longos 12 segundos. Mas se você não liga para o desempenho e só quer saber da economia de combustível, o modelo faz 10,8 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, com consumo médio de 12,2 km/l.

LEIA MAIS: Flagra! Novo SUV da Hyundai menor que o Creta é visto em testes

1 - Volvo XC60 - média de 12,5 km/l

Foto: Divulgação
Volvo XC60 ganha novo fôlego entre os SUVs diesel. O objetivo é desbancar o Discovery Sport

O mais novo investimento da Volvo no Brasil é também o modelo movido a diesel mais econômico do País. O objetivo da marca é dar fôlego e opções para o XC60, que rivaliza de forma acirrada com o Land Rover Discovery Sport, bem como o irmão Jaguar F-Pace. Neste tipo de situação, o XC60 diesel que terá preços entre R$ 275.950 e R$289.950 vem bem a calhar.

LEIA MAIS: XC60 2019 ganha modo de condução semiautônoma de série

Apesar de contar com uma versão de 190 cv de potência e 40 kgfm de torque na Europa, o XC60 diesel brasileiro virá apenas na versão mais cara D5 2.0. Nessa configuração, o SUV de 2.118 kg entrega 235 cv de potência a 4.000 rpm e 48,9 kgfm a 1.500 rpm, indo de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos. O consumo fica na casa dos 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, com média de 12,5 km/l entre os SUVs diesel .